Home Agronegócio

Araraquara adere ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Nesta semana em evento realizado na Prefeitura Municipal, Araraquara aderiu ao SISBI e entregou o selo à primeira empresa certificada; o Sindicato Rural de Araraquara esteve presente, representado pelos seus diretores Nicolau de Souza Freitas e João Henrique de Souza Freitas.

103
Entrega do selo à primeira empresa certificada na cidade, a Porkão Indústria e Comércio de Carnes e Embutidos

Uma solenidade na Prefeitura, na quarta-feira (31), marcou a adesão de Araraquara ao Sisbi-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e fez a entrega do selo à primeira empresa certificada na cidade, a Porkão Indústria e Comércio de Carnes e Embutidos.

Na prática, a adesão ao Sisbi-POA significa que as empresas de Araraquara que trabalham com produtos de origem animal e recebem o certificado poderão comercializar seus produtos em todo o território nacional.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Araraquara conquistou em maio a adesão ao Sisbi-POA, que tem como objetivo padronizar os procedimentos de inspeção dos produtos de origem animal de forma a garantir a inocuidade dos alimentos (ausência de contaminantes biológicos, químicos ou físicos). A adesão se dá através da estruturação do serviço municipal em consonância ao serviço federal.

Diretores do Sindicato Rural de Araraquara João Henrique de Souza Freitas, Nicolau de Souza Freitas e Marcelo Xavier Benedette presentes ao acontecimento

Araraquara é o 7º município paulista inserido no Sisbi-POA e o primeiro da região central (os outros seis são Rio Claro, Itu, Ibiúna, Fernandópolis, Joanópolis e Itapetininga).

O Sisbi é um sistema benéfico para os produtores de alimentos, pois antes de sua implantação havia limitações que impediam que produtos produzidos em um estado brasileiro fossem comercializados em outro.

Para obter o selo, os estabelecimentos passam por uma série de auditorias, tanto documentais quanto in loco, com o objetivo de avaliar a capacidade dos estabelecimentos de garantir a inocuidade dos produtos. Isso engloba infraestrutura administrativa, inocuidade dos produtos de origem animal, qualidade dos produtos de origem animal, prevenção e combate à fraude econômica, controle ambiental e combate à clandestinidade.

Damiano Neto, vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico destaca a importância do selo para as empresas

“Esse é mais um passo na construção de uma Araraquara com desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. O fortalecimento das nossas empresas e a atração de novos investimentos são fundamentais para que nossa população siga tendo qualidade de vida e Araraquara continue sendo referência no estado e no Brasil”, afirmou o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, que também representou o prefeito Edinho na solenidade.

Damiano ainda agradeceu a parceria de diversas instituições com a Prefeitura e parabenizou os proprietários da empresa Porkão. “É uma empresa que a gente viu crescer. É um orgulho ver como ela está hoje. A batalha foi grande. E vocês estão aqui hoje com essa conquista. Parabéns a toda a equipe”, disse o vice-prefeito.

O gerente do SIM, Gustavo Cavaliere, fez agradecimentos a todos da Prefeitura. “É uma satisfação ver esse auditório cheio de muitas pessoas que participaram, de alguma forma, dessa conquista. Desde o princípio, essa foi uma das metas do Serviço de Inspeção Municipal quando foi transferido para a Coordenadoria de Agricultura. Muitos dos presentes aqui acompanharam todo o caminho que a gente percorreu. Com o selo Sisbi, Araraquara se tornou referência regional. A gente espera que os estabelecimentos já registrados e os novos estabelecimentos consigam essa nova aquisição para terem projeção nacional”, declarou.

Rodrigo Abuchaim, da empresa Porkão, agradeceu a todos da Prefeitura e parabenizou pela adesão ao Sisbi-POA. “Foi uma luta para chegarmos a esse ponto. Não temos palavras para agradecer. O selo do Sisbi vai aumentar bastante nossa capacidade na nossa empresa, com perspectiva de um futuro grande que temos a percorrer daqui para frente”, disse o empresário, que esteve acompanhado da esposa, Ariane, e dos filhos Beatriz e Felipe.

Nicolau de Souza Freitas e Damiano Neto

Para o presidente do Sindicato Rural, Nicolau de Souza Freitas este acompanhamento que vai permitir acesso das empresas aos processos de qualidade demonstra o grau de preocupação dos produtores e do próprio município. Para ele, além de reduzir a comercialização de produtos de origem animal clandestinos entre estados, propicia o aumento do comércio formal de produtos, com crescimento das pequenas agroindústrias. Também fomenta o desenvolvimento socioeconômico das regiões inseridas no sistema e garante a segurança do alimento consumido, concluiu.

Além dos diretores do sindicato também participaram do evento o diretor da CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária) do Governo do Estado, Artur Felício; a diretora do CATI Regional de Araraquara (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Érica Tannuri; o gerente regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Luiz Andia Filho; o diretor do SIM de Rio Claro, Elias Hussni Messias; a gerente da Vigilância Sanitária, Silvia Adalberto; entre outras autoridades e representantes empresas e entidades.

SIM ARARAQUARA

Criado em 1995 pela Lei Ordinária de n° 4.558, o Serviço de Inspeção Veterinária Municipal de Araraquara (SIM) tem como objetivo a inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal. Na época, o serviço foi incorporado à Vigilância Sanitária Municipal, pois a Prefeitura não possuía estrutura física funcional na área da Agricultura.

Em 2018, com a Lei n° 9.930, o SIM foi transferido e vinculado à Coordenadoria Executiva da Agricultura, da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. A equipe do SIM é formada por 2 médicos veterinários, sendo que um deles ocupa o cargo de gerente, 1 fiscal municipal e 1 agente administrativo.

PRIMEIRA EMRESA

Com 18 anos de atividade em Araraquara e 20 colaboradores, a Porkão Indústria e Comércio de Carnes e Embutidos é a primeira empresa da cidade a receber o Sisbi-POA.

Em 2004, no Jardim Santa Lúcia, foi construída a sua sede própria e a empresa começou a produzir linguiça, salame, bacon defumado e pururuca, que agora é o foco principal.

Com o selo do Sisbi, a empresa localizada no Jardim Santa Lúcia poderá comercializar seus produtos em todo o Brasil.