Início Destaques

Araraquara adota Caminhão Caçamba Térmica para recuperar pavimentação das vias públicas

Se antes a nossa cidade usava caminhões basculantes para fazer serviços de tapa-buracos agora se coloca à frente de grandes municípios brasileiros e utiliza sistemas inovadores que são oferecidos pelos chamados – caminhões com caçamba térmica. Conheça a novidade.

267
Caminhão Caçamba Térmica trabalhando no Jardim Universal em Araraquara

Quem passa em Araraquara por uma das inúmeras vias públicas que vêm sendo recuperadas dentro do programa de execução dos serviços de Tapa-Buracos observa que há algo diferente no sistema utilizado: é o uso de caminhões com Caçamba Térmica. Segundo os profissionais que atuam nestes serviços – os caminhões com este dispositivo têm oferecido para empresas públicas e privadas uma operação rápida, eficiente e limpa se comparada com a metodologia anteriormente realizada com caminhões basculantes.

Os caminhões equipados com Caçamba Térmica que estão sendo utilizados em Araraquara possuem um conjunto de acessórios que trazem praticidade para a operação de tapa buracos em vias urbanas. Para os técnicos do setor, com aquecimento térmico do CBUQ (revestimento asfáltico) garantindo que o produto esteja em uma temperatura sempre superior a 135°C, tornando este quesito a principal diferença entre os dois equipamentos caçamba térmico ou caminhão basculante a qualidade é infinitamente superior, uma vez que, a perda de temperatura no transporte do revestimento asfáltico é constante quando se utiliza o método antigo com caminhões basculantes.

A diferença entre o ontem e o hoje

O sistema que vem sendo utilizado há décadas em quase todas as cidades brasileiras era o mesmo aplicado em Araraquara, constituindo-se basicamente em serviços sem a garantia de qualidade. Contudo, era o que existia no mercado até o surgimento de máquinas e procedimentos revolucionários com os quais a nossa cidade passou a conviver nestes últimos meses.

A temperatura do revestimento asfáltico que será aplicado nas vias urbanas tem uma relação direta com a qualidade e durabilidade do serviço de tapa buracos, trazendo maior vida útil para o pavimento reparado.

Quem parar em um local onde se desenvolve o serviço, logo vai notar as diferenças entre um sistema e outro, como por exemplo – o descarregamento mecânico parcial ou total da massa asfáltica sendo o Caminhão Caçamba Térmica o único equipamento com o qual não é necessário utilizar trabalho manual para a descarga do material na operação tapa buraco em vias urbanas, garantindo maior segurança e prevenção à saúde para os profissionais que exercem esta atividade.

A pavimentação com qualidade através de novos sistemas

A curiosidade levou o RCIA a acompanhar as inovações da operação do novo sistema e vimos que – o equipamento contém também reservatório e dispositivo integrado para a realização da pintura de ligação. Em resumo, existem grandes diferenças entre obras que utilizam os caminhões com caçamba térmica, pois eles são equipamentos bem mais modernos, inovadores, seguros e garantem um serviço com maior qualidade, mais limpo e eficaz, minimizando falhas nos reparos recém executados nas vias urbanas.

Essa tecnologia é amplamente utilizada em grandes cidades como São Paulo e outras metrópoles, pois permitem um resultado muito mais efetivo nas operações de tapa buracos em vias públicas asfaltadas. É a novidade que chega.