Home Cidade

Araraquara ainda fora da rota para receber vacinas do Governo Estadual

O nosso município que esperava receber cerca de 10 mil doses da vacina poderá ter acesso a pouco mais de 4 mil, segundo o Grupo de Vigilância Epidemiológica da Diretoria Regional de Saúde (DRS) III. Nesta terça, o governo estadual distribuiu 305 mil vacinas contra COVID-19 para 28 locais e Araraquara ficou fora da rota.

236
Caminhões apropriados são utilizados no transporte das vacinas

O Governo do Estado de São Paulo distribuiu nesta terça-feira (19) mais de 305 mil doses da vacina do Butantan, para seguimento da campanha de imunização contra COVID-19 iniciada no domingo. Sairam as primeiras grades para 28 locais das regiões da Grande São Paulo, Sorocaba e Vale do Paraíba.

De acordo com informações obtidas pelo RCIA as remessas destinam diretamente a 26 Prefeituras de cidades com mais de 30 mil habitantes e a outros dois Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) regionais que farão a subdivisão para cidades menores em suas áreas de atuação. Araraquara ficou fora e houve frustração da Saúde, pois se a expectativa era de 10 mil doses, teria havido disponibilidade para apenas 4 mil, oi que não dá nem mesmo para atender todos os que atuam na frente de batalha.

ATÉ O FINAL DA SEMANA

No decorrer desta semana, as 645 cidades do Estado de São Paulo receberão seus quantitativos iniciais. Diariamente, a Secretaria divulgará os próximos destinos e quantitativos, dando transparência aos estoques previstos para cada local.

Neste primeiro momento, profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas receberão as doses, com o apoio de equipes da atenção primária do SUS, segundo as estratégias adequadas ao cenário local.

Estes públicos são prioritários considerando os critérios de exposição de infecção e risco para agravamento ou óbito pela doença. A inclusão de novos grupos populacionais será norteada pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.

A divisão das grades foi baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI. O total de 1,5 milhão de doses é a referência para trabalhadores de saúde baseado na última campanha de vacinação contra a gripe. Esta mesma referência é utilizada para cálculo das grades regionais e para cada cidade.

A campanha de imunização contra a COVID-19 em São Paulo será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgadas pelo Governo de São Paulo.

Em Araraquara a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, diz não saber quando as vacinas serão entregues. Pode ser que até quinta (21) elas estejam aqui, porém não será um número suficiente nem mesmo para atender os que atuam na Saúde Pública.

ONDE ENTREGARAM AS VACINAS NESTA TERÇA-FEIRA