Home Destaques

Araraquara deve perder a Regional do DER na reformulação proposta pelo Governo do Estado

Sociólogo e jornalista José Maria Viana escreve sua aliverciásia coluna nos fins de semana no RCIA; nesta edição, Viana diz estar indignado com o comportamento das deputadas Márcia Lia e Thainara Faria que já deviam estar se mexendo para impedir a retirada da sede regional do DER de Araraquara.

0
Sede Regional do DER desde 1934

MACONHA NO BRASIL, GOLPE NA BOLÍVIA?
Em Tempo! A Bolívia, nosso país-irmão, de quem compramos o Estado do Acre, vive sobre pressão de Golpes de Estado! Na quarta (26/06), o general Juan José Zúñiga, demitido um dia antes do comando, se insurgiu com suas tropas sobre o palácio do presidente Luís Alberto Arce, quebrou a porta do palácio para prendê-lo… Felizmente a democracia venceu e ele foi preso. O mundo todo apoiou Arce, inclusive Lula. Foi melhor! De militares tenho repulsa, ódio, asco! Ainda bem que a celeuma foi contornada. Vou escrever mais sobre isso na próxima!

JOVENS E A MACONHA
Em 1996, os jovens – até para chocar os adultos – cantavam um hit venenoso: “Maconha no Brasil foi liberada/Até o presidente já fumou/Agora vou ficar na minha/Vou tomar bolinha com o governador”. Era uma menção ao fato do presidente Fernando Henrique (PSDB) ter admitido que havia experimentado maconha na faculdade. Questionado em entrevista ao vivo, disse: “Fumei, mas não traguei” e o governador Marcelo Alencar prometeu experimentar (PSDB).

STF DESCRIMINALIZA
No último dia 25/06, terça-feira, por fim, o Supremo Tribunal Federal (STF) por sete votos a quatro, decidiu por descriminalizar apenas a maconha para uso pessoal, faltando determinar ainda a quantidade de gramas desse uso para concluir afinal o julgamento. Na verdade, a Corte analisou a Lei de Drogas de 2006 que não pune o porte de substâncias consideradas não lícitas com penas de prisão, por não ser um delito criminal, mas um ilícito administrativo.

MACONHA NÃO LIBERADA
O STF discutiu se a Lei de Drogas é constitucional ou não. Pessoas detidas com drogas para uso pessoal, não seriam presas, cumpririam penas socioeducativas, realizando apenas trabalhos comunitários. O presidente da Corte deixou claro que não se tratava da liberação no Brasil da maconha, mas apenas a descriminalizavam para uso pessoal. E pergunta-se por que somente a maconha é descriminalizada e não todos os tipos de drogas? Que entendimento é esse?

‘DROGAS BATIZADAS’
O tema é considerado tabu no Brasil e tratado pelo viés torto da segurança e não da saúde pública e contra a discriminação, pois apenas pobres e pretos – tidos como “podres”, segundo Caetano Veloso – são as vítimas dessa interpretação. Ora, a liberação de todas as drogas, além de ser constitucional, pois trata-se do direito inviolável do cidadão e do uso do seu corpo, traria uma mudança radical na política atrasada de segurança do país. Países da Europa, vendem drogas seguras em farmácias, livrando os usuários dos “perigos batizados” do tráfico.

PEC CONTRA STF
O Senado Federal atrasado e conservador aprovou em 16/04, em primeiro e segundo turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2023, que insere no artigo 5º da Carta, a determinação de que é crime a posse ou o porte de qualquer quantia de entorpecentes ou drogas. Mas pelo menos, não penaliza com a prisão, aplicando uma pena alternativa aos usuários e encaminhando-os ao tratamento contra a dependência. De autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a PEC é um atraso e vai contra a decisão do STF.

ASSANGE É SOLTO
Enfim, o jornalista Julian Assange – símbolo, no mundo, da luta pela liberdade de imprensa – foi liberado dia 24/06 da prisão de segurança máxima da capital do Reino Unido (Londres), onde estava detido havia mais de cinco anos, e embarcou rumo às Ilhas Marianas, onde uma audiência zelou pela sua soltura. Após uma breve estadia num território americano, no Pacífico, o jornalista foi liberado e vai voltar ao seu país de origem, a Austrália, livre! Graças!

CULPADO OU INOCENTE?
Segundo o New York Times, ele compareceu à corte da cidade de Saipan, onde o acordo foi formalizado. De acordo ainda com a agência de notícias AFP, o ativista concordou em se declarar culpado por revelar segredos militares. Esperava-se que Assange fosse sentenciado a 62 meses de prisão, ou 5,2 anos. O tempo, porém, é inferior aos cinco anos que o ativista já cumpriu, no Reino Unido, resultando assim em sua liberdade completa após a audiência.

PERSEGUIÇÃO A ASSANGE
Entenda a perseguição. Entre 2010 e 2011, alguns dos maiores jornais do mundo publicaram um material extenso sobre abuso de militares dos EUA no Iraque e Afeganistão. Entre os 250 mil documentos exposto pelo seu WikiLeaks, estava um material de tortura do Exército utilizado no centro de detenção Guatánamo e até espionagem contra a ex-presidente Dilma Roussef. Por esses “crimes” o jornalista Assange foi alvo de perseguição do governo dos EUA.

LULA NO CORO
Primeiro o acusaram de violência sexual. Ele se obrigou a refugiar-se na embaixada do Equador em Londres. Numa salinha pequena e abafada, viveu ali por sete anos. Foi preso em 2019. E havia a ameaça de extradição para os EUA onde seria condenado a 175 anos de prisão. Em 2022, os maiores jornais do mundo que publicaram o material confidencial, pediram em carta aos EUA que retirassem as acusações contra o jornalista e Lula (PT), já como presidente, se juntou ao coro: “Que Assange seja solto de sua injusta prisão”. E comemorou a soltura agora!

ARARAQUARA PERDERÁ DER-3
O ex-prefeito e ex-deputado estadual, Roberto Massafera, nos mandou notícia indignado com a possibilidade de Araraquara perder a sua Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-3), uma das primeiras do Estado, sediada na cidade. E pergunta “cadê nossos deputados”? Cita conquistas de regionais sua (Massafera), Marcelo Barbieri e Dimas Ramalho. “O que nossos representantes Márcia Lia e Thainara Faria fazem em São Paulo”? É, o quê?

FORA DER, FICA DIESP
Araraquara perderia sua Regional, DER-3, na nova reformulação administrativa do governador Tarcísio de Freitas (Rep) que substituiria o DER pelo DIESP (Departamento de Infraestrutura do Estado de São Paulo. O DER criado em 1934, cuida de toda a malha de rodovias do Estado – a melhor do país – e sua ligação com rodovias federais e municipais. Haveria oito regionais: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília, Taubaté e Registro.

VACCARI NA PETROBRÁS
Nosso editor nos mandou uma notícia preocupante, divulgada pelo jornalista Lauro Jardim e confirmada pelo site Poder360. João Vaccari Neto, ex-todo-poderoso tesoureiro do PT, estaria voltando a ter grande influência na Petrobrás que nem na época do Petrolão. Lembre-se que Vaccari Neto, acusado de receber propina no esquema da Petrobrás em nome do PT, foi condenado pela Lava Jato por corrupção passiva e preso por quatro anos entre 2015-2019.

NOMEIA CARGOS
Vaccari foi solto em 2019 para cumprir pena no regime semiaberto, mas submetido ao uso de tornozeleira eletrônica. Em janeiro de 2024, teve a sua pena anulada pelo ministro do STF, Edson Fachin. Segundo Lauro Jardim, o ex-tesoureiro estaria trabalhando nas nomeações de relevantes cargos na Petrobrás. A raposa volta a tomar conta da galinha dos ovos de ouro. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ironizou: “O amor voltou sem vergonha alguma de ser feliz”!