Home Cidade

Araraquara: durante lockdown cai média móvel diária de novos casos em 45%

Em 10 dias de lockdown, a média móvel diária de novos casos de Covid-19 caiu de 189,57 para 103,4

143
Taxa de ocupação de leitos de UTI está em 83%

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quinta-feira, dia 11 de março de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê volta a reforçar a importância das medidas restritivas de isolamento social adotadas nas últimas semana, que deram resultado e fizeram cair, ao menos preliminarmente, o número de novos casos confirmados de Covid-19 e a média móvel diária neste início de março.

Entre o dia 21 de fevereiro, primeiro dos dez dias de lockdown, e esta quinta-feira, 11 de março, a média móvel diária de novos casos de Covid-19 caiu de 189,57 para 103,4, uma redução de 45%.

Outro termômetro sobre a gravidade da pandemia é a porcentagem de amostras positivadas em relação a todos os testes enviados para análise diariamente. O dia com maior porcentagem de confirmações foi 16 de fevereiro, com 53% de testes positivos. Nesta quinta, após vários dias de queda, o índice está em 23%.

Com a vacinação ainda em ritmo lento (dependendo de remessas do Governo Federal), o isolamento social ainda é a melhor forma de conter o crescimento de contaminações e evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

No entanto, os especialistas da área da saúde defendem, com muita ênfase, a continuidade e o reforço nos cuidados com a segurança sanitária, apesar da aparente tendência de melhorias nos números de contaminação. Para eles, não é hora de relaxar nos cuidados.

O Comitê de Contingência e a Prefeitura Municipal estão monitorando diariamente a situação epidemiológica do município.

Para que a tendência de melhora da situação se consolide, é fundamental que todas as medidas sanitárias e as regras mais restritivas em vigor continuem sendo rigorosamente cumpridas.

Não é momento de a população relaxar, porque a cepa do vírus que circula na cidade é empiricamente mais transmissível e mais agressiva.

Somente com o esforço coletivo será possível reverter de vez a curva da transmissão e aliviar pressão sobre os leitos de UTI e de enfermaria que atinge Araraquara e toda a região.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO

E começou hoje a vacinação de idosos com 78 anos ou mais, no drive-thru do SESC e nas unidades de saúde do SESA, Jardim Iedda, Vila Xavier ou no estacionamento da UPA do Valle Verde. O horário é das 8 às 16 horas.

Já nas unidades do Jardim Iedda, Vila Xavier e no estacionamento da UPA do Valle Verde, ocorre também a aplicação da segunda dose nos profissionais de saúde. Sábado, essa imunização dos profissionais da saúde será feita somente na Secretaria Municipal da Saúde. Sempre das 8 às 16 horas.

É importante que todas as pessoas que estão sendo imunizadas fiquem atentas às informações que constam no cartão de vacinação.

O cronograma municipal segue os calendários dos governos estadual e federal e é elaborado de acordo com o número de doses que a cidade recebe do Departamento Regional de Saúde. A divulgação é feita nas mídias oficiais da Prefeitura e no site www.araraquara.sp.gov.br