Home Cidade

Araraquara é a 38ª cidade mais competitiva do país, segundo ranking

Levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) foi divulgado nesta segunda-feira (22)

450
Araraquara ficou entre os 24 municípios do Sudeste com melhor avaliação

A necessidade de transformações estruturais no setor público é explícita nos mais diversos níveis de governo. O País não conta com uma agenda de longo prazo com planos de desenvolvimento nacional, estando sujeitos a perenidade de governos. São inúmeros os casos de projetos públicos inacabados, deixando uma mancha no planejamento estrutural do Brasil.

Para traçar um panorama nacional de competitividade, o Centro de Liderança Pública (CLP) realizou um estudo avaliando os governos que mais buscam a melhoria da vida das pessoas, com políticas públicas baseadas em evidências.

A nota geral de Araraquara foi 57.94, enquanto a média registrada das cidades brasileiras foi de 46.61. Com isso, o município ficou em 38º no ranking geral, perdendo 11 posições em relação ao ano passado.

Considerando apenas os municípios da região Sudeste, Araraquara ficou 24º lugar.  São Carlos, município do mesmo porte, aparece em 15º no geral e 11º entre as cidades do Sudeste.

OBJETIVOS

O levantamento do CLP tem o objetivo de mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios visando a garantia de serviços de mais qualidade à população.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Nesta segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, foram considerados os municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes pela estimativa do populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019.

Para se chegar à classificação geral, foram avaliados 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros.

Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

POTENCIAIS E DESAFIOS

Os dados específicos por indicadores mostram potenciais a serem explorados e desafios que a cidade precisa enfrentar nos próximos anos. Confira a colocação geral de Araraquara em cada segmento:

Sustentabilidade Fiscal: 261º

Funcionamento da Máquina Pública: 255º

Acesso à Saúde: 72º

Qualidade da Saúde: 114º

Acesso à Educação: 23º

Qualidade da Educação: 45º

Segurança: 89º

Saneamento: 54º

Meio Ambiente: 322º

Inserção Econômica: 63º

Inovação e Dinamismo Econômico: 57º

Capital Humano: 44º

Telecomunicações: 56º

 

Confira a lista dos municípios brasileiros com melhor avaliação segundo o ranking do CLP: