Início Destaques

Araraquara é escolhida pela 99 para receber corridas por WhatsApp

Com verificações de segurança, a novidade amplia o acesso ao transporte sem precisar instalar aplicativo, a modalidade está com 50% de desconto durante toda a semana

46
Araraquara, um dos polos de tecnologia no interior de São Paulo, agora conta com a facilidade de pedir corridas da 99 pelo WhatsApp. Lançada pela 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana, em parceria inédita com o WhatsApp, a solução permite pedir um carro de maneira simples, com apenas alguns passos e sem a necessidade de baixar o aplicativo de corridas.

Como parte das iniciativas de lançamento, a 99 também está oferecendo as viagens por WhatsApp com 50% de desconto até o dia 08 de novembro para todos os usuários, novos e ativos.

“A solução oferece uma interface familiar para o público brasileiro, acostumado a usar o WhatsApp. Nossa missão é ampliar o acesso a um transporte acessível e seguro para quem tem restrições de uso de internet ou memória de celular. E a parceria nos permite oferecer essas facilidades a uma base maior de usuários”, declara Livia Pozzi, Diretora de Operações da 99.

Quem já é cadastrado no app da 99 também poderá acessar o serviço diretamente pelo WhatsApp. Para ampliar a segurança, os novos passageiros serão redirecionados a uma página da empresa para inserir seus dados. Não serão pedidos dados bancários, apenas CPF. Na sequência, o sistema de segurança da 99 fará a validação e, com a confirmação, automaticamente, o passageiro será redirecionado ao chat para solicitar a corrida.

As corridas pedidas por WhatsApp contam com funcionalidades de segurança do app do começo ao fim das corridas, e com investimentos em recursos como inteligência artificial para prevenir incidentes antes mesmo que eles aconteçam. Todos os passageiros precisam obrigatoriamente informar o CPF para solicitar uma corrida. Durante os trajetos, a corrida é monitorada via GPS para detectar mudanças de rota com paradas longas e trajetos com o tempo acima do previsto. Depois das viagens, seguro contra acidentes pessoais e a central de atendimento 24h para situações de emergência.

Neste primeiro momento de lançamento, as corridas por WhatsApp só aceitarão pagamento em dinheiro, opção majoritária nas corridas da 99. Para acessar o desconto, o passageiro deve enviar para o número da 99 o código $ZAP99. O desconto tem limite de 10 reais está válido exclusivamente para Araraquara, Bauru, São Carlos e Presidente Prudente.

Para mais informações sobre a promoção, acesse http://99app.com/whatsapp-50off/ .

Como funciona para o passageiro

1º passo: o número oficial – Para solicitar uma corrida de 99Pop – carros particulares – pelo Whatsapp, o usuário deve cadastrar o número (11) 99797-9090 em seu celular e na sequência enviar uma mensagem pelo Whatsapp. É importante atentar para o selo de certificação do perfil (um ícone verde logo abaixo da identificação do contato), garantindo que esteja solicitando a corrida pelo número oficial da 99.

2º passo: checagem do cadastro – Em seguida, a tecnologia interage via chat com o usuário, confirmando se passageiro já tem cadastro na 99 ou não. Caso seja o primeiro acesso, o usuário é redirecionado a uma página para informar seus dados, que serão checados com a mesmo rigor do cadastro via aplicativo.

3º passo: a rota da corrida – Uma vez realizado ou confirmado o cadastro, o passageiro deve informar o local de destino e embarque via chat, inserindo o endereço por extenso ou optando por acessar o mapa de localização e compartilhando sua localização fixa, assim como no aplicativo. Até esta etapa do procedimento, o chatbot oferece opções de confirmar, cancelar ou corrigir a corrida.

4º passo: confirmação da chamada – Assim que confirmada a chamada do carro, o usuário recebe via WhatsApp, na mesma conversa, a previsão de valor da corrida, tempo de espera, nome do motorista e dados do veículo. Quando o trajeto for iniciado, a corrida será monitorada via GPS para detectar mudanças de rota com paradas longas e trajetos com o tempo acima do previsto.

5º passo: fim do trajeto e pagamento – Ao final da corrida, o cliente recebe, também via mensagem de WhatsApp, o valor, que deve ser pago em dinheiro diretamente com o motorista. As corridas por WhatsApp só aceitarão pagamento em dinheiro, opção majoritária nas corridas da 99 em todo o Brasil.

Como funciona para o motorista

Para o motorista funciona exatamente como no app da 99, com a mesma segurança e transparência de sempre. Ele receberá a chamada dentro do aplicativo de motorista da 99 com as informações da corrida e do passageiro. Ao final do trajeto, deverá cobrar do passageiro o valor que aparece na tela do seu celular. Caso não queira realizar corridas pagas em dinheiro, o motorista da 99 pode desabilitar esse método de pagamento em seu aplicativo.