Início Agronegócio

Araraquara participa do lançamento da Operação Estiagem do governo estadual

Defesa Civil Municipal esteve presente no evento realizado nesta quinta-feira (9) no Palácio dos Bandeirantes

32
Coronel PM Henguel Ricardo Pereira (Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil), coronel João Alberto Nogueira Júnior (secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública de Araraquara), Amarildo Calegari (coordenador regional de Proteção e Defesa Civil) e o tenente coronel PM Rinaldo de Araújo Monteiro (diretor estadual de Proteção e Defesa Civil)

Nesta quinta-feira (09), o Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, sediou a abertura da Operação Estiagem 2022, planejamento promovido e realizado pelo governo do estado de São Paulo e que será realizado de 1º de junho a 30 de setembro, período escolhido por ser considerado o mais seco do ano, marcado pela falta de chuvas e baixa umidade relativa do ar, que contribuem para o aumento de focos de incêndios.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, acompanhado do coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, Amarildo Calegari, representou o município de Araraquara e o prefeito Edinho no evento que contou ainda com entrega de viaturas para os municípios paulistas, além da assinatura de convênios para obras preventivas e recuperativas de Defesa Civil e elaboração de mapeamento de áreas de risco em diversos pontos do estado. “O município de Araraquara, por fazer parte do sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, alinhou suas ações operacionais lançando o plano de contingência da operação estiagem no mesmo período. Participamos de todos os eventos preparatórios da operação estiagem, inclusive Araraquara sediou uma oficina regional de treinamento para capacitação dos agentes municipais de proteção e defesa civil”, explicou o secretário.

A Operação Estiagem acompanha a fase vermelha (mais crítica) da Operação Corta-Fogo, que é desenvolvida pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, com apoio da Defesa Civil do Estado e outras instituições ligadas a Secretária de Segurança Pública, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Comando de Aviação da Polícia Militar.

O evento desta quinta contou com um ciclo de palestras com a participação de instituições diretamente ligadas à operação. No período da manhã, a abertura ficou por conta do coronel PM Henguel Ricardo Pereira, secretário chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil. Na ocasião, foram apresentados dados da Operação Estiagem 2021 e tratados temas como a preparação para Operação Estiagem 2022, inovações do monitoramento dos focos de incêndio em tempo real e alertas de risco de queimadas, explanado pelo tenente coronel PM Rinaldo de Araújo Monteiro, diretor estadual de Proteção e Defesa Civil.

Outros convidados abordaram assuntos relevantes para o tema: Celso Oliveira, meteorologista do Climatempo, falou sobre os modelos climatológicos para o período da operação, Rafael Frigerio (SIMA) comentou sobre os desafios da Operação Corta-fogo e o capitão PM Jean Gomes Pinto falou sobre as ações de combate aos incêndios florestais por parte do Corpo de Bombeiros. Já o PM Alessandro Daleck Moreira falou sobre o policiamento ambiental na prevenção e repressão aos incêndios florestais. Antonio de Padua Rodrigues, diretor da ÚNICA, Roberto Serroni Perosa, diretor executivo da Orplana, e Guilherme Lui de Paula Bueno, coordenador do Grupo Ambiental da Orplana, abordaram as inovações do setor de prevenção e combate aos incêndios florestais, enquanto o Coronel PM Rurdyard Panzarini Paiva falou sobre as medidas de prevenção e combate aos incêndios. O município de Araraquara foi contemplado pelo governo do estado com uma viatura e equipamentos para combate a incêndio em vegetação para auxiliar o Corpo de Bombeiros que já está em operação.