Home Cidade

Araraquara participa do lançamento da Operação SP Sem Fogo

Solenidade aconteceu nesta quarta-feira (7), no Palácio dos Bandeirantes

60
Secretário João Alberto Nogueira Júnior com o coordenador regional da Defesa Civil Estadual, Amarildo Calegari e a diretora de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, Major PM Cláudia Bemi

O Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, sediou a solenidade de lançamento da Operação SP Sem Fogo, antiga Operação Estiagem e Operação Corta-Fogo, na tarde desta nesta quarta-feira (7). Araraquara foi representada pelo secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira Júnior.

A operação tem o objetivo de combater os incêndios e seus efeitos sobre a qualidade do ar e a saúde da população, que sofre tanto com as doenças respiratórias, como com os prejuízos à flora e à fauna. A intenção é minimizar os focos de incêndio em todo o Estado, principalmente durante o período mais seco do ano, de junho a outubro.

Em 2023, o Governo de SP está investindo mais de R$ 97 milhões em aquisição de equipamentos anti-incêndio, veículos, limpeza de áreas marginais de rodovias e ampliação do uso de tecnologia de boletins meteorológicos e monitoramento via satélite.

A SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Conta, também, com ações e investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Fundação Florestal (FF) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).

O coronel João Alberto Nogueira Júnior falou sobre sua participação no encontro. “Recebi no evento alguns materiais emitidos pelo governo estadual relativos à operação. Em Araraquara, já desenvolvemos o nosso Plano de Contingência para o período de estiagem e já estamos atuando nessas questões preventivas relativas ao período que geralmente é marcado pelas queimadas”, comentou o secretário, que participou da solenidade com o coordenador regional da Defesa Civil Estadual, Amarildo Calegari, e com a diretora de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, Major PM Cláudia Bemi.

O evento nesta quarta em São Paulo

Na cerimônia, que teve a presença do governador Tarcísio de Freitas e foi coordenada pelo Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, também foram assinados os convênios com o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (TIPLAM) e com o Conselho Regional de Medicina Veterinária.