Home Cidade

Araraquara perde neste domingo José de Mattos Filho, presidente do Sincomerciários

José de Mattos Filho, teve um envolvimento muito forte com o comércio da cidade e região, atuando na presidência do Sindicato dos Empregados no Comércio desde os anos 70, quando a entidade se consolidou. Seu sepultamento ocorre nesta segunda-feira (31).

238
Zé de Mattos, uma brilhante trajetória sindical em Araraquara

Aos 75 anos, faleceu neste domingo (30) em Araraquara, o advogado José de Mattos Filho, presidente do Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Araraquara), uma das figuras mais respeitadas dentro da categoria.

Mattos, ou simplesmente Zé de Mattos, teve um papel importante na trajetória da entidade que representa os comerciários de Araraquara e de várias cidades que formam a base territorial do sindicato fundado em 14 de junho de 1954 e reconhecido como entidade sindical no dia 27 de setembro de 1956.

Ativo dirigente desde os anos 70 quando assumiu a presidência do agora Sincomerciários, lembrava sempre com carinho dos fundados da instituição: Antônio Brancini, Waldemar De Santi, Galliene Mendonça, Ítalo Angelieri, José Maria de Oliveira, Nicolau Cortez Filho e Waldemar Marchi.

E foi na década de 70, Mattos passou a ter uma afinidade mais ampla com as questões sindicais, assumindo a presidência e dando maior visibilidade as prerrogativas do sindicato que tinha como missão proteger os direitos da classe trabalhadora. Para isso dedicou-se até mesmo nos estudos, realizando o curso de Direito para se aprofundar no conhecimento da legislação trabalhista.

José de Mattos Filho na homenagem a José Armando de Souza, em 2015 na Câmara

Com o Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara), entidade patronal, ele buscava através do diálogo, ponderar as necessidades da categoria quando da discussão de pautas relacionadas às convenções coletivas do trabalho. Ele sempre procurou o melhor, de forma equilibrada e sem politizações.

José de Mattos Filho, humilde até mesmo na colocação das suas iniciativas, para muitos era um – cavalheiro sindical, dada a forma com que fazia caminhar os embates. Com a saúde debilitada ele aos poucos vinha traçando o encerramento do seu trabalho como advogado e também sindical.

O amigo José Carlos Porsani em sua mensagem o define como um grande companheiro, da mesma geração e colega de turma na Faculdade de Direito. “Dele só posso dizer o quanto era estimado pelos comerciários, gostava do que fazia e de forma recíproca, o quanto gostavam dele”. Porsani lembra de uma pescaria no Mato Grosso em que Mattos não levou nada e com uma varinha que arrumamos pra ele foi o cara que mais pescou.

Casado com Cláudia, ele teve os filhos Neto e Gabriel. Em seu primeiro casamento, com Luzia, teve os filhos Andréia, Fernando e Andreza. Ele deixa netos.

O velório acontecerá na manhã desta segunda-feira (31) a partir das 06h30, se encerrando às 10h00, ocorrendo o sepultamento pouco depois no Cemitério Parque dos Lírios.

Aos familiares e amigos os sentimentos do Portal RCIA ARARAQUARA.