
Araraquara recebeu dois prêmios da Cooperativa Paulista de Dança na terça-feira (25), em São Paulo. O Prêmio Denilto Gomes escolheu a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) na categoria “Atuação Continuada no Interior” e Leonice Borges Piovani, da Academia de Ballet Art Dance, como “Trajetória em Dança no Interior”.
A premiação foi realizada na Sala Renée Gumiel, na Funarte SP, e contou com a presença de representantes da EMD de Araraquara, assim como da bailarina Leonice Piovani.
Carlos Fonseca, diretor artístico da EMD, representou a escola. Ele conta que o XII Prêmio Denilto Gomes entregou 16 prêmios, em várias categorias. “A EMD recebeu o prêmio de ‘Atuação Continuada no Interior’ em reconhecimento aos 22 anos de trabalho sério e inovador feito pela escola, na dança e na educação, no interior do Estado de São Paulo. Atravessando desafios e mudanças, a escola sempre se manteve coerente e em constante reflexão acerca de seu cotidiano escolar e suas produções artísticas”, comentou.
As Secretarias Municipais de Cultura e Educação, assim com a Fundart, parabenizam os artistas da cidade. “A recente conquista da professora e bailarina Leonice Piovani e da Escola de Dança Iracema Nogueira reforça o papel fundamental da dança na cena cultural de Araraquara. O reconhecimento destaca não apenas o talento e a dedicação dos artistas locais, mas também a relevância da dança como expressão artística e ferramenta de transformação social em nossa cidade”, apontou a secretária de Cultura, Euzânia Andrade.
Para o secretário de Educação, Fernando Diana, a EMD “é um patrimônio cultural da cidade e sua ação pedagógica, além de formar verdadeiros talentos e artistas, contribui significativamente nos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes – dificilmente alguém assiste a uma apresentação artística da EMD e não se emociona, é realmente muito bonito o trabalho que seus profissionais desenvolvem.”
Vale destacar que a Cooperativa Paulista de Dança é uma entidade cultural sem fins lucrativos, criada em 2005, que reúne profissionais envolvidos das artes da cena. Esta 12ª edição do Prêmio Denilto Gomes de Dança contou com uma comissão de seleção formada por: Gilsamara Moura, Márcio Greyk e Fredyson Cunha.
A nomeação das premiações se deu frente ao conjunto de trabalhos apreciados e teve como inspiração os conceitos presentes nas propostas encaminhadas para avaliação.
PRÊMIO DENILTO GOMES 2025
1 – Pesquisa, Difusão e Permanência em/com Dança
Helena Katz e Back Spin Crew
2 – Modos de Criação em Dança
T.F. Cia de Dança pelo espetáculo de dança ‘Rastro’
3 – Trajetória em Dança na Capital
Cia Discípulos do Ritmo pelos seus 25 anos
4 – Trajetória em Dança no Interior
Leonice Borges Piovani – Academia de Ballet Art Dance, de Araraquara-SP
5 – Destaque em Dança
Maria Emília Gomes e Vagner Cruz
6 – Intérprete em Dança
Patrícia Pina e Munique Costa
7 – Atuação Política na Dança
Fórum Nacional de Dança
8 – Espetáculo de Dança
A bailarina fantasma – Plataforma – Estúdio de Produção Cultural
9 – Produtora em Dança
Dora Leão/Platô Produções
10 – Elenco
Intérpretes do espetáculo ‘Ruído Vermelho’ da Cia E2 de Teatro e Dança
11 – Atuação Continuada no Interior
Escola Municipal de Dança ‘Iracema Nogueira’, de Araraquara-SP
12 – Grupo Revelação – Capital
Arakunrin
13 – Grupo Revelação – Interior
Plataforma23, de Ribeirão Preto-SP
14 – Projeto em/de Dança /Relevância Social em Dança
Projeto ‘Do lado de dentro – no quintal do Batakerê’ do Grupo Batakerê
15 – Dramaturgia em Dança
Liana Zakia pelo espetáculo ‘Vermelha’
16 – Homenagem Póstuma
Angel Viana e Maria Mommensohn