Home Destaques

Araraquara recebe R$ 5,5 milhões do Governo Estadual para obras emergenciais na Avenida 36 e Parque São Paulo

Após solicitação do prefeito Edinho e apresentação de projetos, Governo do Estado liberou verba para obras na Avenida 36 e para a contenção da erosão no Parque São Paulo; decreto será publicado nesta quarta-feira (11)

81
Damiano assinando contrato com o Governo do Estado

Atendendo solicitação do prefeito Edinho, o Governo do Estado de São Paulo anunciou, na noite desta terça-feira (10), a liberação de R$ 5.514.057,45 milhões que serão destinados às obras de recuperação da Avenida 36 e da Av. Francisco Martins Caldeira Filho, no Parque São Paulo, que foram seriamente danificadas pelas fortes chuvas registradas em Araraquara na última semana de dezembro.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, esteve em São Paulo, na reunião com o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, representando o prefeito Edinho, que está em Brasília com o mesmo propósito; buscar recursos para a recuperação das vias danificadas pelas chuvas.

Em live em sua página oficial na manhã desta quarta-feira, 11, Edinho agradeceu o governador Tarcísio e reafirmou que também deve haver sinalizações positivas nos próximos dias do governo federal. “Vamos, com esse recursos, imediatamente iniciar a reconstrução da nossa cidade. Já na próxima semana vamos iniciar toda a parte jurídica para elaboração do contrato. Fica aqui minha gratidão ao governador Tarcísio e também ao presidente Lula pelo apoio e solidariedade. Não seria possível reparar os fortes danos que nossa cidade sofreu sem o apoio do governo estadual e do governo federal”, destacou Edinho que ainda na capital federal para mais reuniões e busca de liberação de verbas.

CONVÊNIO

De acordo com a autorização do convênio que foi assinada ontem, parte dos recursos será aplicada na construção de galerias de águas pluviais na Avenida 36. Na via, a chuva forte abriu uma cratera no trecho sobre o Ribeirão das Cruzes, na noite do dia 28 de dezembro. Foi a mais grave ocorrência daquela noite; a via cedeu e ocorreu a tragédia envolvendo um veículo que caiu no Ribeirão das Cruzes, com seis vítimas fatais.

Outra parte dos recursos será destinada à construção de muro de contenção em gabião, na Av. Francisco Martins Caldeira Filho, no Pq. São Paulo, onde uma grande erosão foi provocada também pelo temporal e a avenida teve que ser interditada.

Esses danos ocorreram após chover 83 mm em apenas uma hora, das 19h30 às 20h30 daquela noite, somando 200 mm de chuva somente no dia 28 de dezembro. Dezembro teve o dobro da média histórica de chuvas em Araraquara; foram 507 mm registrados, sendo que a média para o mês é de 242 mm.

Na reunião com os prefeitos e vice-prefeitos, no Palácio dos Bandeirantes, o governador Tarcísio de Freitas reiterou o apoio do governo estadual às cidades atingidas pelas chuvas do final do ano. Pelo menos 20 representantes de municípios paulistas estavam presentes.

“É um momento difícil para os municípios atingidos pelas chuvas, que caíram forte desde antes de 1 de janeiro. Ainda na transição, conversávamos com a nossa equipe da Defesa Civil sobre a necessidade de antecipação aos problemas, sobretudo de dar respaldo aos municípios, dar amparo aos prefeitos no que diz respeito à assistência imediata às vítimas, à disponibilização de materiais e também à verificação das necessidades para a recuperação. Vários levantamentos têm sido feitos, com o apoio da Defesa Civil. Nesta reunião de hoje, queremos assinar já os primeiros convênios para a liberação de recursos. E também pensar no futuro, em intervenções estruturais, principalmente naqueles municípios que têm problemas recorrentes”, informou o governador, acrescentando que o decreto estadual oficializando os convênios com os municípios será publicado neste dia 11, no Diário Oficial.

Damiano Neto agradeceu o apoio, destacando a participação da Defesa Civil estadual, que esteve em Araraquara inspecionado os pontos críticos por pelo menos quatro dias. “Sabemos que as demandas são muitas, muitos municípios sofreram prejuízos, por isso queria agradecer muito a resposta do Governo Estadual, em nome do prefeito Edinho, que hoje também está trabalhando em Brasília, com a mesma finalidade. Esses recursos são muito importantes para a nossa cidade”, declarou o vice-prefeito, na reunião.

BUSCA DE RECURSOS

Edinho vem trabalhando para buscar recursos para a recuperação dos danos da chuva desde a manhã do dia 29, quando decretou situação de emergência no município e recebeu equipes da Defesa Civil Estadual para acompanhar as equipes locais na inspeção dos pontos mais críticos.

Para articular a liberação de recursos da esfera estadual, já no dia 4 de janeiro, Edinho participou em São Paulo de uma reunião com o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, com o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, coronel Henguel Pereira, além de outros representantes do Governo do Estado, da Defesa Civil e de municípios também afetados pelas fortes chuvas de dezembro.

Novamente nesta segunda-feira (9), Edinho retornou à capital e apresentou um relatório com todos os danos ao secretário e ao secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, saindo com a garantia de que, muito em breve, a cidade receberia recursos.

Junto ao governo federal, além das agendas que cumpre entre hoje e amanhã, Edinho recebeu em Araraquara, na última quinta-feira (5), as visitas do ministro das Cidades, Jader Filho, e do ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que vistoriaram pontos atingidos pela chuva. E no domingo (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também esteve em Araraquara, acompanhado da esposa Rosângela Lula da Silva, a Janja, e eos ministros Jader Filho, Waldez Góes e Luiz Marinho, do Trabalho. A comitiva visitou os danos na Avenida 36 e também anunciou apoio ao município, incluindo recursos para obras de prevenção a novas enchentes. Os encaminhamentos estão sendo feitos nestes dois dias de agenda de Edinho, em Brasília.