Um alívio, principalmente para os que atuam na linha de frente desta guerra contra o coronavírus em Araraquara, foi a chegada ocorrida nesta terça-feira (26) das doses da vacina da Oxford/AstraZeneca para imunização dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Para os que acompanharam a chegada das vacinas a reação foi de euforia pois é provável que até mesmo os profissionais liberais que atuam na área da saúde venham a ser contemplados com a primeira dose.
O nosso município deve ficar com 3,1 mil doses das 11 mil que chegaram na segunda hora da manhã; as demais serão rateadas entre as cidades que integram a Diretoria Regional de Saúde de Araraquara (veja lista abaixo).
Na metade do dia a secretaria municipal da Saúde, Eliana Honain, explicou que as vacinas da Coronavac que chegaram na semana passada continuam sendo aplicadas nos profissionais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs, além dos que trabalham nos hospitais públicos e particulares, havendo um rigoroso controle na distribuição.
Também nesta terça-feira ela chegou a desmentir que vacinas estariam sendo aplicadas de forma privilegiada em outras pessoas: “É impossível pois o controle é muito rigoroso e não vamos permitir que pessoas fora da lista sejam contempladas”, argumentou.
MUNICÍPIOS INTEGRANTES DA REGIONAL DA SAÚDE ARARAQUARA