Home Cidade

Araraquara se despede de Agostinho Toscano, chefe de gabinete de vários prefeitos

Fidelidade e lealdade, características que tornaram Agostinho Toscano, diretor ou chefe de gabinete, em várias administrações; ele sabia conviver com as ideologias e as artimanhas dos políticos. Ele morre aos 90 anos.

645
Agostinho Toscano, morre aos 90 anos

Será sepultado neste domingo (27) no Cemitério São Bento, em Araraquara, o servidor público aposentado Agostinho Toscano, que por cerca de 40 anos foi chefe de gabinete de vários prefeitos em nossa cidade. Toscano, era uma pessoa altamente estimada e o seu equilíbrio foi uma das grandes qualidades adquiridas ao longo do tempo para se conservar no cargo.

Em 1969 assumiu a função sendo o diretor de gabinete do então prefeito Rubens Cruz; outros vieram, como Clodoaldo Medina, Waldemar de Santi, Roberto Massafera, Marcelo Barbieri, mas Toscano jamais se afastou da função. Na última gestão de De Santi, aposentado Toscano deixou o lugar para Carlos Alberto Manço que abdicou ao cargo de vereador.

Toscano já era servidor público na administração de Romulo Lupo; a foto marca a inauguração do Restaurante Dom Manoel nos anos 60 – ele é o segundo da esquerda para a direita (em pé)

Toscano aprendeu durante sua trajetória não ficar exposto aos holofotes; suas decisões eram perfeitas, diz o presidente da ASPA (Associação dos Servidores Públicos de Araraquara), Adilson Custódio, também funcionário público e com quem houve uma convivência profissional por vários anos. Profundamente ético, Toscano, também vinha fazendo parte da diretoria da ASPA.

Ao se aposentar, Agostinho Toscano, decidiu investir seu relacionamento e conhecimento na criação de uma imobiliária ao lado do filho Luís Augusto (Guto); a empresa foi instalada na Avenida Osório, proximidades da Igreja de Santa Cruz.

Toscano e o filho Guto na administração da imobiliária em 2013

Ser chefe de gabinete de vários prefeitos em Araraquara demonstrava a confiança que cada político, partidos e ideologias diferentes, tinha para com ele, tornando-se praticamente símbolo do funcionalismo público em nossa cidade. Era o homem de confiança de cada um deles, vivendo para sua família e seu trabalho.

O reconhecimento pelo seu trabalho veio em 1989, quando a Câmara Municipal de Araraquara lhe concedeu o título de “Cidadão Araraquarense”, documento assinado pelo então presidente Gildo Merlos.

Toscano, o último em pé, à direita com demais diretores da ASPA

Toscano era casado com Bohêmia Dalva Salata Toscano; seus filhos Hilda, José Ângelo e Luís Augusto. De acordo com a Fonteri, o sepultamento de Toscano acontecerá neste domingo (27) às 16h no Cemitério São Bento. O velório será a partir das 12h na Unidade I.