Home Cultura e Lazer

Araraquara se despede do cantor Daniel Ianni, aos 96 anos

Integrante do Trio Coringa e referência da música local nas décadas de 1960 e 1990, artista foi sepultado no Cemitério São Bento após uma vida dedicada ao canto e à cultura da cidade.

85
Trio Coringa 1
O grupo Arte Vocal gravou um disco de sambas e boleros de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Intitulado

Araraquara perdeu, na última segunda (16) um de seus grandes cantores: Daniel Ianni faleceu aos 95 anos. O velório e sepultamento ocorre nesta terça (17).

De família tradicionalmente ligada às artes, Ianni integrou o histórico Trio Coringa, conjunto vocal que alcançou grande popularidade em todo o Estado de São Paulo na década de 1960. O trio foi formado inicialmente por Daniel ao lado dos irmãos Geraldo Ianni e Dirceu Ianni, tornando-se referência em apresentações ao vivo marcadas por repertório romântico, especialmente boleros.

A trajetória do grupo nos palcos foi expressiva e superou as expectativas da época. As apresentações aconteciam em emissoras de rádio, casas de espetáculos e até churrascarias. Um dos locais mais frequentados pelo trio foi o antigo Galeto Ao Primo Canto, situado em frente à Igreja de São Geraldo, onde, nos anos 1960, multidões se reuniam para ouvir suas interpretações. Do lado de fora, o tradicional “footing” reunia jovens em um corredor humano por onde passavam as mulheres, cena típica da vida social da cidade naquele período.

Com o fim do Trio Coringa, o tempo passou, mas a parceria entre Daniel e Geraldo permaneceu. No fim da década de 1990, os dois fundaram o Arte Vocal, dedicado principalmente a clássicos da música brasileira. O grupo gravou um disco de sambas e boleros de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, intitulado “Eu não sei se existe amor na eternidade”. O trabalho incluiu a composição autoral de Daniel, “Ninguém sabe o que eu quero”, e teve tiragem de duas mil cópias — hoje consideradas raras. Após cerca de três anos de atividades, os músicos passaram a se apresentar apenas por prazer, à capela, em encontros com amigos.

Encerrado também o ciclo do Arte Vocal, Daniel Ianni deixou os palcos profissionais. Casado com Gloria, com quem teve quatro filhos, dedicou seus últimos anos principalmente ao artesanato, atividade que ocupava grande parte de seu dia a dia.