
Com 3.564 casos confirmados de dengue, acontece neste sábado (22) o evento principal do Mutirão Dia D Contra a Dengue em Araraquara. As atividades terão início a partir das 8h na Quadra Poliesportiva do Jd. Altos de Pinheiros, que fica na Av. Antônio Ângelo Zendron, s/n – Jardim Altos de Pinheiros I e II. Os números foram divulgados ontem (sexta-feira) pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Araraquara.
A exposição educativa vai trazer maquetes que apresentam os períodos de desenvolvimento do Aedes aegypti, desde o ovo e larva até a fase adulta, com explicações sobre seu ciclo de vida e foco nos cuidados de prevenção contra a proliferação. Haverá também um mosquitário e a presença do personagem Mosquito Vilão.
Além das ações de conscientização sobre a dengue, a população também poderá realizar a inscrição para participar das Oficinas Culturais, e as crianças podem ser inscritas nas Escolinhas de Esportes. Ainda para os pequenos, haverá distribuição de pipoca e algodão doce, e muita diversão nos brinquedos infláveis.
Às 10h, está programado um ato público com a participação de autoridades municipais. E, na sequência, o show do grupo Conversa de Botequim, numa roda de samba com apresentação de grandes sucessos.
Durante todo o evento, a secretaria da Saúde irá fazer ações de conscientização contra a dengue, e também contará com agentes pelo bairro orientando porta a porta. Os trabalhos do mutirão prosseguem com horário ampliado: na sexta-feira das 7h às 17h, e no sábado das 7h ao meio-dia. Os esforços estarão concentrados nos bairros Jacarandá e Altos do Pinheiros I, com serviços de zeladoria, limpeza e remoção de inservíveis. As ruas que serão atendidas receberão avisos pelo carro de som, e os moradores poderão deixar os materiais nas calçadas para serem recolhidos a partir das 8h do sábado – exceto entulho de materiais de construção e galhos.
CASOS DE DENGUE NO MUNICÍPIO
Os números atualizados de casos de dengue em Araraquara neste momento somam 3.564 confirmados, com 46 internações. 926 pacientes seguem aguardando resultados de exames e 10 tiveram resultado inconclusivo. Até o momento, outros 1.459 casos foram descartados. Desde janeiro tivemos 5.956 casos.