Home Destaques

Araraquara tem uma rua chamada 8 de Janeiro por conta da quebradeira em Brasília

Horas antes da lei ser sancionada, em nota, a Prefeitura de Araraquara disse que "simbolicamente, a iniciativa busca perenizar no Município a importância de se defender o regime democrático com ações robustas como as adotadas em 8 de janeiro, de se promover a transparência na administração pública e preservar os direitos e garantias fundamentais".

56
Aloísio Boi (MDB), Edinho Silva e a deputada Thainara Faria, ambos do PT, na Biblioteca, nesta quinta-feira

“Noite simbólica e histórica. Acabo de sancionar a lei que denomina via pública, a Estrada Municipal ARA-250 como Avenida 8 de janeiro – Dia da Vitória da Democracia”, comemorou o prefeito Edinho Silva que nesta quinta-feira (28), na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, presidiu a cerimônia que denomina 8 de janeiro (Dia da Vitória da Democracia), via pública conhecida como Estrada Municipal ARA-250, em Araraquara.

O dia 8 de janeiro de 2023 foi marcado pela invasão e depredação da sede dos Três Poderes em Brasília; um ataque à democracia sem precedentes na história brasileira. Naquele dia, o Presidente Lula cumpria agenda em Araraquara, onde esteve para inspecionar os graves estragos causados pelas fortes chuvas do final de dezembro do ano passado, onde morreram seis pessoas da mesma família, tragadas por um buraco que abriu na Avenida 36.

Mas foi por conta dos acontecimentos políticos na capital federal e a instituição do gabinete de crise no Paço Municipal, onde editou um decreto que permitiu a intervenção federal na segurança do Distrito Federal, é que surgiu a ideia de se criar uma via pública chamada de 8 de janeiro.

O prefeito Edinho, nesta quinta-feira na biblioteca disse que – “não é apenas o nome de uma rua. O que aconteceu no dia 8 de janeiro de 2023 tem que marcar a memória do povo brasileiro. Temos responsabilidade de não menosprezar esse momento da história brasileira nas próximas gerações. Só valoriza a liberdade e a democracia um povo que tem memória”.

Cerimônia para anunciar a criação da Avenida 8 de Janeiro

Pouco depois ele disse em sua página nas redes sociais que – “quis a história que a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro fosse derrotada a partir de Araraquara. Quis a história que estivesse aqui o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, e que, a partir do gabinete do sexto andar da prefeitura, liderasse o Estado brasileiro, unindo os poderes e derrotando a tentativa de golpe”.

Para ele, Edinho, “quem zela pela democracia é a sociedade civil. Que Araraquara faça sua parte. Que possamos ser exemplo. Que possamos inspirar o Brasil. Que 8 de janeiro marque a nossa alma e a alma das futuras gerações”.

PREFEITO EDINHO CONVERSA COM O REPÓRTER TADEU ALVES