Home Cidade

Araraquarense embarca para o Qatar e vai cobrir a Copa do Mundo pela ESPN

Gláucia Santiago, neste final de tarde ainda no Aeroporto Internacional de Guarulhos, embarcando para Qatar era o sinônimo de felicidades, atingindo ponto importante da sua carreira jornalística esportiva ao trabalhar na Copa do Mundo que começa dia 20.

4592
Gláucia Santiago com os integrantes da equipe da ESPN que vai atuar no Qatar

A jornalista araraquarense, atuante na área esportiva, Gláucia Santiago, embarcou nesta segunda-feira (14) com destino ao Qatar e vai trabalhar por 40 dias na cobertura da Copa do Mundo da Fifa, o maior evento global de futebol.

Atualmente, a jornalista faz parte da equipe da ESPN, primeira emissora esportiva na TV por assinatura no Brasil, tendo iniciado suas atividades no país em 1989; atualmente está presente em mais de 60 países, em todos os continentes. Reconhecida pela variedade esportiva e credibilidade de sua equipe de jornalismo, a ESPN tem como objetivo atender aos fãs de esportes nas mais variadas plataformas.

É neste perfil que Gláucia hoje está encaixada e vai acompanhar o torneio que pela primeira vez será realizado em um país árabe e o segundo na Ásia, além disso, a novidade fica também por ocorrer no final do ano. Essa é a 22ª edição do torneio quadrienal, que teve início em 1930.

Momentos antes de embarcar no final desta tarde (14), Gláucia, filha de Cristina e Fábio Santiago (repórter de campo na Cultura em Araraquara), ainda no Aeroporto Internacional de Guarulhos não escondia sua euforia: “Vou ali realizar um sonho. Mais que sonho profissional, um sonho de vida, daquela menina que sempre amou o esporte, que sempre imaginou o que seria cobrir uma Olimpíada, uma Copa do Mundo. São quase 15 anos de carreira, a vida vai tomando rumos, a esta altura pensei que talvez a minha “convocação” não viria mais.”

Mas, veio para sua felicidade e daqueles que acompanham o seu notável trabalho profissional. Ela exclamou dias atrás quando foi convocada para integrar a equipe: “Vou ali realizar um sonho. Mais que sonho profissional, um sonho de vida, daquela menina que sempre amou o esporte, que sempre imaginou o que seria cobrir uma Olimpíada, uma Copa do Mundo. São quase 15 anos de carreira, a vida vai tomando rumos, a esta altura pensei que talvez a minha “convocação” não viria mais.”

Camisa da seleção, uniforme da ESPN e o passaporte na bagagem

Natural de Araraquara, Gláucia iniciou sua carreira na televisão em 2010 como repórter na EPTV, afiliada da Globo em São Carlos. Pela mesma emissora, também foi apresentadora no telejornal regional. Em 2013, a profissional passou a trabalhar como repórter de campo do SporTV, cobrindo partidas do Campeonato Brasileiro, além de outras modalidades como o NBB e competições de motocross.

Em 2018, se mudou para Santos onde passou a trabalhar como repórter setorista do Santos pela TV Tribuna, também afiliada da Rede Globo, mantendo o seu trabalho no SporTV durante as transmissões e cobertura do dia a dia da equipe da Vila Belmiro.

Chegou depois na ESPN, Gláucia apresentando diariamente o SportsCenter, franquia mundial do telejornalismo da emissora que faz a cobertura das mais diversas modalidades esportivas.

Chamada agora para integrar a equipe da ESPN que vai cobrir a Copa do Mundo do Quatar, ela diz que não resistiu: “Quando veio, chorei! De alegria, com as lembranças que passam, de todo o esforço, trabalho, dedicação pra chegar até esse momento. Sim, já conquistei tanta coisa, mas quantas vezes achei que nada daria certo, quanta luta, choro, será que desisto?”

Para ela, será a primeira Copa in loco, na íntegra, cobrindo a Seleção Brasileira. “É uma honra, uma responsabilidade, um desafio, um sonho! Acho que a Gláucia criança que amava futebol e não podia jogar, aquela mesma que organizava o bolão da Copa no fundão da sala de aula, aquela que desde sempre guardou recortes de jornais, gravou seus programas favoritos, que andava com um rádio em dias de jogos, nesse momento ri e chora pensando “conseguimos!”.

Gláucia no Sportscenter

Ao mesmo tempo Gláucia não deixa escapar o sentimento de – frio na barriga pelo que vai viver nestes próximos 40 dias, e para ele é um orgulho estar em uma equipe cheia de grandes e inspiradores profissionais representando a ESPN do Brasil na Copa. “É um grande presente, literalmente, afinal, a decisão do Mundial do Qatar é no dia 18 de dezembro, meu aniversário, quando pude imaginar isso?”