Home Destaques

Araraquarenses pelo Mundo: Roseli Gustavo e sua história caprichosa no basquete nacional  

No mês em que Araraquara completa 205 anos, a Câmara Municipal preparou e o RCIA publica um especial com pessoas nascidas na cidade que fazem história

276
Roseli com a seleção brasileira e Fidel Castro em Cuba

Em comemoração ao aniversário da cidade, a TV Câmara preparou a série: “Araraquara 205 anos: Araraquarenses pelo Mundo!”

O especial conta, em cada episódio, a trajetória de araraquarenses que ajudam a construir a história da cidade e já foram reconhecidos dentro e fora das fronteiras do município e, até mesmo, do país.

O quarto episódio apresenta a história da ex-jogadora de basquete Roseli Gustavo.

Muita luta, foco e suor marcaram a trajetória de Roseli do Carmo Gustavo, a Roseli do basquete. Através do esporte, a atleta araraquarense levou o nome da cidade mundo afora.

Nascida em Araraquara no ano de 1971, passou sua infância no bairro do Melhado. Ainda criança começou a treinar basquete no Ginásio da Pista, inspirada por sua irmã mais velha.

Aos 12 anos, participou de uma disputa no colégio Divino Salvador, em Jundiaí, quando foi vista pela equipe técnica de um time tradicional de basquete e convidada a integrar o grupo. Para isso, precisou mudar para a cidade de Piracicaba.

Foi convocada para a Seleção Brasileira aos 16 anos e participou da equipe por 10 anos.

Durante as competições, pôde conhecer diversos países. Por causa do basquete, também teve a oportunidade de morar na Suécia e Espanha.

Roseli jogou com muitas outras atletas de destaque como Hortência, Janeth, Marta e Magic Paula.

Dentro das quadras, ganhou diversos títulos: foi campeã pan-americana em 1991 em Cuba, campeã mundial em 1994 na Austrália e vice-campeã olímpica em Atlanta em 1996.

Após deixar as quadras, Roseli voltou para Araraquara, se formou em Educação Física e se dedicou a desenvolver novos talentos para o esporte.

Foi gestora e madrinha do projeto social Roseli de Basquete, ajudando na formação de mais de 300 atletas.

De 2018 a 2020, atuou como coordenadora de Esportes e Lazer do município.

Atualmente, é presidenta da Fundesport e continua contribuindo para a construção da história do esporte araraquarense.

ACOMPANHE O VÍDEO QUE MOSTRA SUA TRAJETÓRIA