Uma palestra sobre “Gestão Documental”, proferida pelo advogado e vice-presidente da ASPA, Paulo Dimas Cézar, marcou a participação da associação na discussão das políticas públicas em Araraquara bem como cumpriu seu papel junto aos servidores públicos de Araraquara. O evento voltado para a categoria aconteceu na quinta-feira, 26 de setembro, no auditório da entidade.
A Gestão de Documentos, de acordo com o palestrante consiste em um “conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.
Segundo Paulo Dimas que por muitos anos atuou na área do Direito no município tendo a Gestão Documental como um dos focos na sua atividade jurídica, a Lei, viabilizou a implementação de políticas arquivistas no Brasil, como também, reafirmou nos últimos tempos – princípios constitucionais importantes quanto ao dever do Estado em promover a gestão dos documentos públicos, bem como o acesso à informação.
Para ele, a Gestão Documental gera benefícios, simplifica e padroniza os processos, gerando rapidez e produtividade, facilita a implantação de normas, aprimora o processo de pesquisa da informação contida nos documentos, e o compartilhamento de informações entre os usuários, além proporcionar a otimização do espaço físico dentro das instituições.
O advogado deve estender a palestra para órgãos públicos que necessitam de informações e orientações, pois há em curso permanentes alterações jurídicas sobre as questões: “A nossa associação é voltada para o funcionalismo público municipal, estadual e federal e nós, evidentemente, estamos à disposição para auxiliar essas mudanças que visam aperfeiçoar a gestão documental”, concluiu.