
A ASPA, Associação dos Servidores Públicos de Araraquara que engloba o funcionalismo público da nossa cidade e municípios da região, está completando em maio – 60 anos de fundação. Uma data que representa a sólida estrutura de uma entidade destinada a interagir e oferecer benefícios aos seus associados em três categorias – servidores municipais, estaduais e federais.
Com cerca de 3 mil associados entre efetivos e dependentes, diz o presidente Adilson Custódio, a ASPA está bem próxima aos servidores públicos não apenas pela solidez da sua estrutura e tão pouco a confiabilidade adquirida junto ao seu quadro social. “A ASPA ao longo do tempo se consolidou pelos seus princípios éticos e por ser uma associação que não visa lucros, tem o dever de abrir um leque de vantagens aos sócios, contribuindo com a sua qualidade de vida”, diz o presidente Adilson Custódio que desde 2016 ocupa a presidência da instituição.

No sábado, 04 de junho, mais uma grande conquista será apresentada oficialmente aos associados: a revitalização do seu conjunto social que se vale de um magnifico prédio ao lado da sede administrativa na Rua Itália. Um espaço, diz Adilson Custódio, que vai nos permitir desenvolver projetos de proximidade ainda maior com os sócios. O prédio passou por um projeto de ampliação e reforma, revitalização que o torna majestoso no centro da cidade.

A associação teve no servidor público Délcio Gonçalves da Silva, um dos seus fundadores no dia 29 de maio de 1962, o que lhe deu merecidamente a oportunidade de ser o primeiro presidente, reeleito depois para o mandato de 1964-1965 e durante esse período conseguiu comprar uma casa na Avenida Prudente de Morais, 963, instalando ali a primeira sede própria da associação. O prédio custou Cr$ 3.250.000,00 aos cofres da ASPA.
De lá até hoje, argumenta Adilson Custódio todos os presidentes e diretores trabalharam com afinco, respeitando as propostas norteadas por uma visão de futuro dos seus dirigentes. Atualmente a associação mantém parcerias com importantes setores comerciais podendo oferecer planos de saúde por mensalidades mais accessíveis ou dispor de convênios com lojas, clínicas odontológicas, clínicas veterinárias, onde seus associados encontram produtos e artigos com excelentes descontos.

A FUNDAÇÃO
A ideia original de fundação da ASPA – veio de um funcionário do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), ligado a USP, Délcio Gonçalves da Silva, que no início de maio (dia 07), envolvendo amigos e até um chefe, promoveu uma reunião no Clube 22 de Agosto, na sua sede da Portugal, 418, para jogar ao vento as sementes do que viria a ser a Associação dos Servidores Públicos de Araraquara (ASPA). As sementes eram boas e outros oito amigos compraram a ideia e formaram naquele dia mesmo uma comissão para elaborar os estatutos da nova entidade.
Presidente, Victório Manoel Gonçalves; vices, médico Amaury Pinto de Castro Monteiro (diretor do SESA) e Pedro Raphael Queiroz; secretario, José Salim Barcha; tesoureiro, Délcio Gonçalves da Silva. Membros auxiliares Carlos Caetano Fava, Francisco Olivério, José Camargo e Dorival Adorna que foram incumbidos de divulgar a ideia do colega Délcio à toda a categoria. Dia 16 de maio, uma nova reunião convocada por edital n’O Imparcial, seria de fundação. Délcio, autor da ideia, explicou aos presentes o que pensava sobre a nova entidade.

Estatutos prontos, seria a hora de colher os frutos das sementes do dia 7 e das flores do dia 16. Convocados por edital para a Assembleia Geral, mais de cinquenta pessoas desta vez reunidas no Instituto de Educação Bento de Abreu (IEBA) e arroladas como sócios estavam prontos para discutir e aprovar os Estatutos da Associação dos Servidores Públicos de Araraquara (ASPA). A assembleia foi presidida por João Aldo Nassif e Dario Gonçalves da Silva. O autor da iniciativa Délcio Gonçalves da Silva discursou seguido de Victório Manoel Lorenzetti.
Lido o Estatuto, começaram as discussões. Várias modificações foram propostas especialmente sobre a quantidade de pessoas nos conselhos. Acatadas, foram aprovadas pela unanimidade dos presentes. E, ainda na primavera, dia 29 de maio de 1962, os associados e a cidade festejavam a fundação da Associação dos Servidores Públicos de Araraquara (ASPA) que congregaria os servidores das redes municipal, estadual e federal e lutaria pelos interesses e bem-estar geral da categoria que trabalhava em Araraquara.

Parabéns à ASPA pelo seu notável trabalho junto aos servidores públicos.