Home Destaques

Atleta de Araraquara é convocado para os Jogos Parapan-Americanos

Matheus de Lima representará o Brasil na disputa que acontece entre os dias 17 e 26 de novembro

32
Matheus de Lima, uma jovem promessa do nosso esporte
Revelação das Escolinhas de Esportes da Prefeitura de Araraquara, o atleta paraolímpico Matheus de Lima foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para a disputa dos Jogos Parapan-Americanos 2023, que serão realizados na cidade de Santiago, no Chile, entre os dias 17 e 26 de novembro.

O jovem completará 20 anos durante a competição, no dia 19. Ele irá se apresentar à delegação brasileira no dia 13 no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

José Rogério Figueira, técnico de atletismo da Fundesport, revela que a convocação de Matheus já era esperada. “O Matheus vem se desenvolvendo muito bem no cenário internacional, tanto que foi medalhista nos 100m do Campeonato Mundial. Ele estava liderando a prova e, faltando 30 metros, sentiu o posterior, continuou apenas para concluir a prova e mesmo assim acabou em terceiro”, salienta.

O treinador faz uma análise da evolução do jovem. “É um atleta que se desenvolveu muito bem nos últimos quatro anos e teve um crescimento exponencial no seu nível técnico. Ele estava se recuperando de lesão até umas três semanas atrás, mas agora ele está com mais confiança para competir e está treinando bem. A expectativa é ganhar mais uma medalha no Parapan. Sabemos que ele vai disputar os 100 metros, mas ainda não temos a informação se também competirá em outras provas”, acrescenta.

José Rogério se mostra feliz com a convocação de seu atleta. “O Matheus é um atleta muito jovem, muito promissor e, apesar da pouca idade, já participou de Mundial e tem agora essa convocação para o Parapan. É muito bom contar com um atleta desse nível em nossa equipe. O grande foco dele é a Paralimpíada de Paris 2024. É um atleta que está em desenvolvimento e com certeza chegará para a Paralimpíadas com chance de medalhas. Estou muito contente com esse resultado. Ele está colhendo os frutos do seu trabalho”, concluiu o técnico.

Matheus nasceu com uma má-formação abaixo dos joelhos. Começou a praticar atletismo por influência do primo, que também era corredor. Entre suas principais conquistas estão o bronze nos 100m no Mundial Paris 2023, o ouro nos 100m no Grand Prix de Paris 2022 e ouro nos 100m no Grand Prix de Marrakech 2022.

ESCOLINHAS DE ESPORTES

Vale destacar que o atletismo é uma das modalidades oferecidas no programa Escolinhas de Esportes da Prefeitura de Araraquara. As aulas da modalidade acontecem no Parque Botânico (terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h), campo do Jardim Morumbi (terça e quinta-feira, das 16h45 às 18h; segunda e quarta-feira, das 16h30 às 17h30), na Área de Lazer Ieda (terça e quinta-feira, das 15h às 16h). Já o atletismo paralímpico acontece no mini-campo do Parque do Botânico (segunda-feira às 8h e quarta-feira às 16h).

As aulas são realizadas no contraturno escolar, para meninas e meninos, de 6 a 16 anos, em 17 modalidades esportivas. Os esportes coletivos oferecidos são basquete, futebol, futsal, vôlei e handebol, enquanto as modalidades individuais são atletismo, natação, tênis de campo, tênis de mesa, ginástica artística, capoeira, skate, taekwondo, karatê, judô, damas e xadrez. O programa conta com o apoio da Unimed.

Os interessados devem comparecer diretamente no local das aulas e fazer sua matrícula com o professor. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que fica no Gigantão e com horário de atendimento das 8h às 12h30 e das 14h às 16h30, ou pelo telefone 3303-2711 e 3303-2701.