Ontem (sexta-feira, 23) foi dia de deixar a casa em ordem, pois de acordo com decreto publicado pela prefeitura, o município dando continuidade à retomada das atividades econômicas, a partir deste sábado os restaurantes, bares, lanchonetes e demais estabelecimentos que fornecem alimentos para consumo imediato, poderão atender o público presencialmente para consumo no local.
A medida explica que este funcionamento acontecerá das 11 às 19 horas, de segunda-feira a domingo, desde que o atendimento seja feito, exclusivamente, a consumidores sentados às mesas, dispostas a no mínimo 2 metros uma da outra, ou sentados aos balcões, respeitada a distância mínima de 2 metros entre consumidores.
O decreto assegura ainda que o atendimento deve se limitar a 25% da capacidade total de consumidores do estabelecimento e mesas com, no máximo, 4 pessoas. Será permitido o atendimento de consumidores em calçadas, desde que os estabelecimentos tenham autorização em seu Alvará de Licença de Localização e Funcionamento.
Fica vedada a presença de clientes em pé aguardando atendimento e proibição de atendimento, inclusive nas calçadas, exceto para retirada na porta do estabelecimento (take away). O estabelecimento também deverá exigir que consumidores utilizem corretamente máscaras faciais, exceto em momentos de consumo de alimentos e bebidas. Será permitido apenas serviço à la carte, vedados os serviços de self service, buffet e rodízio.
Além do atendimento presencial, bares, restaurantes e similares continuam autorizados a realizar entrega em domicílio (delivery) por 24 horas por dia, e drive thru, das 5 horas à meia-noite.