Home Cidade

Biblioteca do Instituto de Química em Araraquara inaugurou novos espaços

Reforma buscou ampliar e trazer mais conforto para a comunidade do Instituto

63
Nova fachada da Biblioteca do Instituto

A Biblioteca do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em Araraquara, inaugurou nesta segunda-feira (5) seus novos espaços durante evento especial realizado na presença de alunos, professores, funcionários e membros da direção. Após as mudanças serem apresentadas, com imagens do antes e depois de cada ambiente, foi realizado um tour com os convidados para que eles conhecessem de perto os novos cômodos. A atividade contou ainda com apresentação musical.

Foram criados o Espaço Coworking, que representa a ideia de ter uma aula invertida, com os docentes vindo para a biblioteca com os alunos; o Espaço Inspiração e Cultura – voltado para momentos de distração, lazer e interação -, uma sala de reuniões e foi feita a reforma do jardim interno, que teve sua pintura revitalizada, ganhou novo mobiliário e mais opções para descanso, leitura e estudos. Todos os ambientes foram pensados para proporcionar mais conforto, aconchego e favorecer a criatividade e o bem-estar dos usuários.

Reforma buscou trazer mais aconchego para a comunidade

As reformas foram viabilizadas por meio do edital nº 01/2021 do Programa Unesp Presente, cujo objetivo é a revitalização de espaços para apoio às atividades de ensino, pesquisa, extensão e convivência. A diretora da Biblioteca, Valéria Novelli, explicou que a ideia da reforma surgiu da necessidade de espaços maiores e mais funcionais para os alunos.

“Nós sempre pensamos que faltavam espaços mais amplos, principalmente porque os estudantes costumam vir em grupos, com mais pessoas, seja para estudar ou para reuniões. Outro ambiente que observamos desde o início que precisava de melhorias foi o jardim interno, que era um espaço nobre, mas não utilizado. Não tinha nem bancos ou mesas para estudo. A partir dessas ideias, surgiu a dúvida se era realmente isso que a comunidade queria. Por isso, conversamos com a Coordenadoria Geral de Bibliotecas da Unesp e ouvimos a comunidade do IQ para saber se estávamos no caminho correto. Após diversas reuniões, o retorno foi positivo e pudemos iniciar a execução das mudanças”.

Jardim externo foi revitalizado

Valéria detalhou ainda que o intuito das reformas era tornar a biblioteca mais viva. Além dos usuários emprestarem, devolverem livros e estudarem, o desejo era que eles ficassem no local. “Queríamos que fosse um lugar gostoso de estar. Ter um espaço de convivência é bom, pois ajuda nas questões do aprendizado e foge da parte apenas mecânica do estudar. Isso contribui para o bem-estar e saúde dos alunos, além de ser um gás para as atividades que eles precisam fazer na faculdade. Além disso, eles estão dentro da biblioteca, próximo das fontes de informação, é uma forma de aliar os espaços com essas fontes, o espaço favorece esse link, ainda mais com ambientes acolhedores e multifuncionais”, opinou.

Todo o trabalho realizado foi feito de forma extremamente colaborativa. Desde a direção, passando pela administração, membros da biblioteca, docentes e alunos. Todos auxiliaram nas tomadas de decisão do que seria feito. Por fim, Valéria celebrou os novos espaços e convidou a comunidade do IQ para usufruir das novidades.

Convidados puderam conhecer o espaço e interagir durante o evento

“Que o pessoal aproveite esses espaços. Para a gente é sempre uma alegria receber os estudantes, são eles que dão vida para a biblioteca. Que esses ambientes tenham mais energia com eles aqui. Quando os alunos estão de férias, a biblioteca fica sem vida, então espero que eles fiquem mais por aqui de uma outra forma, não só do jeito formal, mas que também seja um ambiente prazeroso para eles conviverem”, finalizou. (Fabrício Santos/Henrique Fontes, IQ/Unesp)