Home Destaques

Botafogo vence Ferroviária e confirma liderança no Campeonato Brasileiro da Série C

Embora derrotada a Ferroviária está classificada para seguir na disputa que terá dois grupos com 4 times cada, duelando entre si em turno e returno. Os dois melhores de cada chave asseguram o acesso para a Segundona. Os campeões de chave fazem a final, também em duas partidas.

0
Ferroviária não teve boa atuação, se mantendo apática em campo (Foto: Cristiano Santos)

O Botafogo PB encerrou sua participação na primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro com mais uma vitória. Por outro lado, a Ferroviária não resistiu à pressão e no Almeidão, perdeu sua invencibilidade de 25 jogos, sendo derrotada neste sábado (24) por 2 a 0, com gols de Vinícius Leite e Henrique Dourado para o time da casa. Com o resultado, o maior time da Paraíba terminou na liderança, com 41 pontos e, além disso, chegou a maior pontuação deste formato de disputa da Terceirona.

Já a Locomotiva teve sua primeira derrota no certame em 19 jogos que disputou nesta primeira fase e terminou a primeira fase na terceira colocação com 36 pontos, sendo nove vitórias, nove empates e uma derrota. Ela ficou atrás do próprio Botafogo-PB (41 pontos) e Athletic-MG (São João Del Rey, com 37 pontos.

Além dos três – Botofogo PB, Athletic MG e Ferroviária SP, também se classificaram para a outra etapa da competição: São Bernardo-SP (35), Volta Redonda-RJ (34), Ypiranga-RS (31), Londrina-PR (29) e Remo-PA (26), enquanto caíram para a Série D: Sampaio Corrêa (19), Aparecidense-GO (16), Ferroviário-CE (15) e São José-RS (11).

O JOGO

Jogando empurrado pela torcida, o Botafogo iniciou comandando as ações ofensivas e foi premiado com o gol logo aos sete minutos. Em falta sofrida por Pedro Ivo, Vinícius Leite cobrou com muita categoria e mandou no ângulo direito para abrir o placar.

Depois do gol, o jogo caiu um pouco de ritmo com as duas equipes sem conseguir criar boas chances ofensivas. Aos 34 minutos, Vinícius Leite tentou surpreender Saulo com um chute de longe, mas o goleiro encaixou bem.

Na volta do intervalo, o duelo seguiu equilibrado, afinal reuniu duas das equipes mais fortes desta primeira fase. Tanto que o placar só foi alterado aos 46 minutos, quando o Botafogo-PB fez mais um. Gabriel Lima cruzou rasteiro, Joãozinho fez o corta luz e a bola sobrou limpa para Henrique Dourado completar para o gol. Por isso, o duelo terminou com a vitória do Belo por 2 a 0.

FICHA TÉCNICA

Jogo: Botafogo PB 2 x 0 Ferroviária-SP

Público: 4.581 torcedores

Renda: R$ 86.665,00

Gols: Vinícius Leite (Botafogo) e Henrique Dourado (Botafogo)

Árbitro: Jardiel Da Rocha Soares (PI)

Assistentes: Alisson Lima Damasceno (PI) e Maura Cunha Costa (PI)

Botafogo: Dalton, Lenon, Romércio, Wendel Lomar e Rafael Furlan; Lídio (Lucas Siqueira) Pedro Ivo (Bruno Leite), Gustavo Mantuan (Henrique Dourado) e Vinícius Leite (Thallyson); Joãozinho e Pipico (Gabriel Lima).

Ferroviária: Saulo, Weverton, Gustavo Medina (Jackson), Ronaldo Alves e Igor Fernandes; Ricardinho, Zé Mateus, Xavier (Cássio Gabriel) e Juninho (Denílson) Fernandinho (Thayllon) e Carlão (Quirino).

Cartões amarelos: Gustavo Medina (Ferroviária), Henrique Dourado (Botafogo), Ricardinho (Ferroviária), Pedro Ivo (Botafogo) e Romércio (Botafogo).

COMO SERÁ A SEGUNDA FASE

Na segunda fase, as equipes duelam dentro de seus grupos, em turno e returno. Os dois melhores de cada chave asseguram o acesso para a Segundona. Os campeões de chave fazem a final, também em duas partidas.

O Grupo B terá, portanto, Botafogo-PB, São Bernardo-SP, Volta Redonda-RJ e Remo-PA. Assim, a chave C é formada por Athletic-MG, Ferroviária-SP, Ypiranga-RS e Londrina-PR.