O escritor araraquarense imortal da Academia Brasileira de letras, Ignácio de Loyola Brandão terá sua vida contada em um roteiro cultural, educacional e turístico que permitirá às pessoas caminharem e mergulharem em seu universo e imaginário, incentivando e explorando a história e a literatura. O projeto “Caminhos de Loyola”, uma iniciativa da Academia Araraquarense de Letras realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura – Fundart e Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, será lançado neste domingo (24).
A proposta deste circuito convida o participante a passar por locais da cidade marcantes na história de Loyola, sendo que, em cada um deles, haverá uma placa com um breve texto escrito pelo próprio Loyola, falando sobre a importância daquele lugar na sua história, contando casos e mencionando em quais de suas obras aqueles lugares são citados ou que os tiveram como inspiração. Essas informações também estarão disponíveis em áudios com a voz do escritor, que poderão ser acessados por meio de um QRCode.
O circuito passa pela casa onde Loyola nasceu, pelas ruas em que brincava e caminhava, as escolas que frequentou, as igrejas, cinemas, bares, bibliotecas, o primeiro jornal em que escreveu, enfim, todo o universo onde nasceu, cresceu e se moldou sua personalidade, seu imaginário e o amor pela literatura.
Os locais, em sua maioria, concentram-se na região central da cidade e bairros adjacentes. O roteiro implica 12 pontos: a Igreja do Carmo na Praça do Carmo (1), a casa do avô e a escolinha na Rua Expedicionários do Brasil, n° 893 (2), a casa onde nasceu na Avenida Djalma Dutra, nº 695 (3), a Rua 5 e o Jardim Público na Praça da Independência (4), a Estação Ferroviária na Rua Antonio Prado, s/n° (5), a Igreja Matriz e a Praça da Matriz (6), o Cine Paratodos e o Bar do Pedro, na Rua São Bento, n° 726 (7), o Colégio Progresso na Rua Padre Duarte, n° 1463 (8), o IEBA e o Cine Odeon na Rua São Bento, n° 909 (9), o “Relógio da Lupo” na Rua 9 de Julho (10), o Jornal O Imparcial na Avenida José Bonifácio, n° 715 (11) e a Biblioteca Municipal com entrada pela Avenida Espanha (12).
O roteiro do caminho é interativo e o participante pode passar nos espaços que escolher, na ordem de sua preferência: o “Caminho de Loyola” quem escolhe e faz é o participante.
Em Araraquara, “Caminhos de Loyola” dialoga com o Inventário Participativo, projeto lançado em agosto de 2021, pois, ao mesmo tempo em que celebra a memória do autor, valoriza edificações do patrimônio histórico da cidade.
O projeto se assemelha a outros já implantados pelo país e pelo mundo, em que a vida e obra de escritores renomados podem ser conhecidas em um roteiro a pé ou mesmo com bicicleta ou veículo motorizado. No Brasil, projetos semelhantes já foram implantados, por exemplo, nas cidades de Ilhéus (BA), com Jorge Amado; Porto Alegre (RS), com Érico Veríssimo; Divinópolis (SP), com Adélia Prado, e Rio de Janeiro (RJ), com Machado de Assis.
Circuitos culturais como estes configuram um enorme potencial de atratividade para o turismo cultural e trazem para a cidade dividendos nos âmbitos cultural, patrimonial e econômico, já que a trajetória construída pelo autor extrapola os muros da cidade e do país.
O projeto “Caminhos de Loyola” será lançado neste domingo, 24 de setembro, às 10 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, que este ano celebra 80 anos de fundação.