Home Agronegócio

Canasol participou do movimento de produtores rurais em Brasília

Agricultores e pecuaristas de todo o país foram à Brasília demonstrar apoio ao presidente da República e frisar algumas demandas urgentes do setor

216
O presidente da Canasol Luís Henrique Scabello de Oliveira e os diretores Romualdo Luiz Vanalli Polez, Suze Timpani e Francisco Malta Cardozo

Suze Timpani-Canasol

Uma manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro ocorreu neste último sábado (15) em Brasília, com a participação de milhares de pessoas. O ato contou com apoio de alguns setores, e produtores rurais  que se organizaram e começaram a chegar ao Distrito Federal na sexta-feira (14). No evento, ministros, parlamentares e lideranças do agro também estiveram presentes.

Produtores de Cana e lideranças de várias localidades se reuniram na Feplana em Brasília

A Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara (CANASOL) participou com quatro integrantes. Seu presidente Luís Henrique Scabello de Oliveira e os diretores Romualdo Luiz Vanalli Polez, Francisco Malta Cardozo e Suze Timpani. Em Brasília a entidade araraquarense reforçou seu time junto à Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (FEPLANA) presidida por Alexandre Lima, que agradeceu a presença de todos. (Alexandre Lima presidente da Feplana – YouTube)

Do alto, era possível ver a multidão na Esplanada dos Ministérios. Os manifestantes usavam camisetas com cores verde e amarelo, desenhos da bandeira do Brasil e frases como “O agro é o Brasil”. Carros de som e caminhões estacionados na rua também exibiam faixas que valorizavam o agronegócio.

O ato foi organizado pelo Movimento Brasil Verde e Amarelo e pela Marcha da Família Cristã pela Liberdade, quando o grupo entregou um manifesto ao presidente Jair Bolsonaro.

Ministros do governo Bolsonaro, também acompanharam os atos e chegaram junto com o presidente montados a cavalo.

O ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas e Alexandre Lima, presidente da Feplana.

O ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, prometeu eficiência logística para o agronegócio.

Ricardo Salles ministro do Meio Ambiente  disse que o agro brasileiro é exemplo para todo o mundo “quem polui são as cidades e não o campo”, ressaltou ele aos presentes. (Ricardo Salles falou com os agricultores – YouTube)

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que goza de grande prestígio entre os agricultores discursou para os manifestantes: “Muito obrigado pelo trabalho que vocês fazem, plantando dia e noite para que tenhamos alimento para abastecer o nosso país. Muito obrigado pelo apoio que vocês dão ao presidente Bolsonaro. Viva o agro brasileiro!”

Bolsonaro percorreu a Esplanada dos Ministérios montado a cavalo, cumprindo o que havia prometido aos produtores em Mato Grosso do Sul. Em seu discurso Bolsonaro disse lamentar as mortes provocadas pela Covid-19 e todas as outras mortes no país. “Não é ficando embaixo da cama ou em casa que vamos solucionar esse problema”, afirmou ao povo do Agro que nunca parou durante a pandemia. (Pronunciamento de Bolsonaro ao movimento Agro – YouTube)

Exaltou também em sua fala o agro e o setor dos caminhoneiros. Disse que são responsáveis por alimentar as pessoas dentro e fora do Brasil. Defendeu, ainda, a aprovação do voto impresso nas eleições de 2022 e o afrouxamento das medidas de restrição social impostas por governadores e prefeitos para enfrentar a pandemia de covid-19.

Em ação de solidariedade, muitos dos produtores rurais que estiveram em Brasília levaram alimentos para famílias necessitadas. Ao todo, foram arrecadadas 50 toneladas de cestas básicas para o programa Pátria Voluntária, coordenado pela primeira dama Michelle Bolsonaro.