Na noite desta segunda-feira (5), a Canasol realizou em seu Anfiteatro um “Treinamento sobre Prevenção e Combate aos Incêndios nas Propriedades Rurais”.
O treinamento ficou a cargo do Comandante do Policiamento Ambiental, Capitão Antônio Rodrigues dos Santos, que discorreu sobre a planilha de nexo causal.
Essa planilha possui 14 critérios que são analisados em caso de incêndio em canavial, caso o produtor faça 16 pontos ou mais não gera o nexo causal. A atenção do produtor para a planilha consequentemente gera cuidados que previnem a ocorrência de incêndios.
OPERAÇÃO CORTA-FOGO
O estado de São Paulo conta com o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, instituído em 2010, que visa: diminuir os focos de incêndio no estado; reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas das queimadas; proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios; erradicar a prática irregular do uso do fogo, respeitando o disposto no Decreto Estadual nº 56.571/2010; e fomentar o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para o manejo agrícola, pastoril e florestal.
FASE VERMELHA
Entre os meses de junho e outubro é ativada a fase vermelha da Operação. As ações de combate ao fogo e de fiscalização repressiva são priorizadas e as estratégias de comunicação e campanhas preventivas ganham reforço.
A Canasol ressalta aos seus associados à necessidade de manter os aceiros adequados nos canaviais.