Home Cidade

CarnaZinho abriu oficialmente o Carnaval de Rua em Araraquara

A festa de momo já está nas ruas e diversos espaços, clubes da cidade, em 2024. O grupo Bloco da Lira, que teve início em 2010 inspirado nos trios elétricos baianos, abriu o Carnaval de Rua no Bar do Zinho. Houve até cortejo em trajeto curto.

131
Expectativa é que seja superado o público que passou pelo Bar do Zinho no ano passado, 10 mil pessoas

O Carnaval de Rua em Araraquara foi aberto oficialmente na tarde-noite deste sábado (10) em Araraquara e passa a criar uma tradição na cidade, tornando-se um dos pontos que mais recebe foliões para a comemoração da data, com muita energia e diversão.

Os participantes do CarnaZinho se envolvem na formação de um bloco que se concentra no cruzamento da Avenida Mauá com a Rua Voluntários da Pátria, todos fantasiados e vivendo uma antiga tradição dos carnavais de rua.

O CarnaZinho como ficou conhecido, desde 2018, vive um movimento de expansão; no ano passado de acordo com a Prefeitura Municipal e Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas passaram pela Praça das Bandeiras e viveram instantes de grande felicidade.

Zinho e os Amigos do Balcão neste sábado à noite

O evento, além de concentrar os foliões no sábado com o cortejo de tiro-curto tem nos outros dias, diversas atrações, seguindo com o carnaval e na segunda-feira uma noite do puro rock.

A programação começou neste sábado (10) com o grupo Bloco da Lira, que teve início em 2010 inspirado nos trios elétricos baianos. O grupo tem na formação instrumental: guitarra, baixo, bateria, percussão, teclado, sax, trompete e vocais.

No repertório, o Bloco da Lira já vem apresentando frevo, axé e marchinhas de Carnaval em ritmo acelerado. Para o Carnaval da Paz e da Cidadania, o grupo chegou com: Lu Mani (vocais), André Peres (guitarra/vocal), Anderson Senapeschi (baixo), Guilherme Bridarolli (bateria/percussões), César Alves Marélo (bateria/percussões) e Luizinho Silva (trompete/teclado/direção musical).

Neste domingo, a atração é o Coletivo Tocaya, que promove uma festa de música brasileira em Araraquara desde 2017, celebrando a diversidade de gêneros e ritmos brasileiros, ecoando desde tambores ancestrais até pegadas eletrônicas contemporâneas, trazendo para a Praça das Bandeiras uma edição especial de Carnaval.

Grupo Tocaya, atração deste domingo

Além dos DJs Nat Rozendo e Jônatas Micheletti animando a praça com música brasileira, haverá performance, artista pernalta e porta-estandarte, em uma noite dançante e divertida de muito axé, samba, pagodão baiano, funk, samba-reggae, ritmos regionais e hits da MPB.

O “Carnaval na Praça das Bandeiras” na segunda-feira é dedicado ao rock’n roll, com Simpsons Of The Universe e Banda Karla.

Fechando a agenda de shows na praça, na terça-feira tem Sambazinho com repertório repleto de sambistas consagrados, como: Alcione, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, entre outros. Grupo Molejo, É o Tchan, Gerasamba e marchinhas de Carnaval também complementam a festa do Sambazinho. Vale lembrar que o Sambazinho tem um projeto em andamento, há mais de 10 anos, com apresentações todas as sextas-feiras no Bar do Zinho.