
Araraquara será palco de uma experiência artística única nesta sexta-feira, 09 de maio, com a realização da oficina-performance “Cartografia dos Sentidos – Arte, memória, corpo e cidade”, conduzida pela artista visual, pesquisadora e curadora Profa. Dra. Lilian Amaral. A atividade integra a programação do Território da Arte de Araraquara, mostra de Artes Visuais, que será lançada no dia anterior, 08 de maio.
A vivência acontecerá das 14h às 17h30, com ponto de encontro na Esplanada das Rosas, em frente ao Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, e seguirá em percurso até dois simbólicos marcos urbanos da cidade: o Museu Ferroviário e o antigo Matadouro Municipal.
Mais do que uma oficina, “Cartografia dos Sentidos” propõe uma caminhada poética pelos territórios afetivos de Araraquara. Por meio de ações colaborativas como a criação de mapas sensíveis, mandalas orgânicas e o plantio simbólico de desejos para o futuro da cidade, os participantes são convidados a refletir sobre o papel da arte como forma de construção da memória, da cidadania e do pertencimento urbano.
“A proposta é pensar e sentir o espaço urbano com o corpo, a memória e a imaginação. É uma performance que ativa sentidos e conecta a cidade às histórias de quem a habita”, explica Lilian Amaral, que é referência nacional em arte pública e intervenções urbanas.
A vivência também contará com a participação especial de Txahá Xohã Florguerreira, ativista indígena, educadora intercultural e mestranda em dança na Universidade Federal da Bahia (UFA). Sua presença traz à oficina uma perspectiva ancestral e espiritual que amplia o diálogo entre território, arte e diversidade cultural.
Com vagas limitadas a 40 participantes, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail 22territoriodaarteeducativo@gmail.com.