
O carioca Agenor de Oliveira, ou Cartola, é um dos mais importantes nomes do samba no Brasil. Com seu estilo inconfundível em harmonias, melodias e letras, a obra do trovador da Mangueira, que faleceu em 1980 aos 72 anos, influenciou gerações, atualizando-se a cada interpretação, independentemente do gênero.
E é justamente nessa linha plural que o renomado guitarrista e produtor musical araraquarense Cleber Shimu pega carona em “Cordas de aço – Cartola na guitarra”, projeto aprovado pelo programa Cultura em Rede, da Prefeitura, no qual toca clássicos do cantor e compositor em versões com arranjos diferentes, calcados na guitarra rock/blues.
“Procurei trazer as músicas para o meu estilo de tocar, saindo do universo do samba, porém respeitando as lindas melodias e harmonias que compõe às obras”, conta Shimu. Confira a performance abaixo:
Produtor musical e também um requisitado professor de guitarra desde 1996, Cleber Shimu é músico profissional há quase 30 anos. Formado em guitarra e harmonia pela EM&T (Escola de Música e Tecnologia) de São Paulo, também estudou guitarra fusion na Universidade Livre de Música (ULM). Lançou dois discos de autorais: Keep Rockin (2008) e Vinte (2013).
Conta com o apoio da Peavey Amplificadores, De Laet guitarras, Tecniforte cabos, AVS bads e Fuhrmann pedais. Participou em 2013, 2014 e 2015 da NAMM, a maior convenção de música do mundo em Anaheim na Califórnia nos Estados Unidos, tocando e demonstrando produtos.
Além do trabalho instrumental, o músico também segue se apresentando com seu projeto Cleber Shimu Band, interpretando grandes nomes do blues, rock n´roll, soul e afins. Atualmente, prepara o lançamento do seu novo trabalho instrumental, no qual, além de compor e tocar todas as faixas, também produziu, gravou e mixou todo o material.
(Por Matheus Vieira)
