
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, com base no Censo 2022, o ranking das 15 cidades com mais de 100 mil habitantes que apresentam maior cobertura de árvores. O estado de São Paulo lidera a lista, com oito cidades entre as quinze primeiras. No topo do ranking está Birigui, seguido por Sertãozinho (2º) e São José do Rio Preto (3º). Araraquara aparece em 11° lugar.
Segundo a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (SeturSP), as cidades de Sertãozinho, São José do Rio Preto, Araçatuba, Jaú, Araraquara e Marília foram incluídas pelo governo estadual na lista de Municípios de Interesse Turístico (MITs).
O estado de São Paulo mantém cerca de um terço de sua área total coberta por Mata Atlântica. A cobertura vegetal estadual abriga uma das maiores biodiversidades do país e sustenta atividades de turismo rural.
Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (ABAV/Aviesp), as viagens de lazer correspondem a 49% do total de deslocamentos realizados por turistas paulistas.
Estudos sobre o entorno dos domicílios apontam que 74% da população brasileira vive em ruas que possuem pelo menos uma árvore, o que corresponde a aproximadamente 115 milhões de pessoas.
A presença de vegetação nas áreas urbanas contribui para a melhora da qualidade do ar, para a redução de ilhas de calor e para a preservação da biodiversidade local. Saiba qual cidade foi eleita a mais arborizada do mundo por seis vezes.
Das 15 cidades listadas, oito ficam no estado de São Paulo, quatro no Paraná, uma no Mato Grosso do Sul e duas no Mato Grosso.
VEJA A CLASSIFICAÇÃO DAS CIDADES
01° – Birigui SP
02° – Sertãozinho SP
03° – São José do Rio Preto SP
04° – Maringá PR
05° – Dourados MS
06° – Londrina PR
07° – Umuarama PR
08° – Araçatuba SP
09° – Ourinhos SP
10° – Jaú SP
11° – Araraquara SP
12° – Marília SP
13° – Toledo PR
14° – Sinop MT
15° – Rondonópolis MT
Em 2022, quando da realização do Censo, a cidade ainda era governada pelo prefeito Edinho Silva (PT) e na Secretaria do Meio Ambiente estava o ex-vereador José Carlos Porsani que de fato realizou um excelente trabalho e cuja repercussão positiva se deu com o passar do tempo.