Home Cidade

Cerco fecha para Lapena e Câmara vai chamar Meire para esclarecer denúncias sobre gestão municipal

As acusações feitas por Meire Laurindo contra a administração Lapena ganham força e rapidamente a oposição se mobilizou para exigir explicações da denunciante (vice-prefeita) e que se confirmadas por ela podem gerar desconforto ao prefeito Lapena e ao secretário de Governo, Leandro Guidolin.

159
Com as denúncias Meire pode estar criando uma terceira via política em Araraquara

Um grupo formado por 8 vereadores está protocolando nesta segunda-feira (16) um requerimento convocando a vice-prefeita e ex-secretária de Desenvolvimento Social Meire Laurindo para prestar esclarecimentos sobre suas declarações públicas relacionadas à gestão municipal e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Os vereadores que assinam o documento – Paulo Landim, Filipa Brunelli, Maria Paula, Aluísio Boi, Marcão da Saúde, Alcindo Sabino, Fabi Virgílio e Guilherme Bianco – revelam que a Lei Orgânica do Município de Araraquara, em seu artigo 22, inciso XIX, estabelece como prerrogativa da Câmara Municipal convocar autoridades do Poder Executivo para prestar informações e esclarecimentos sobre assuntos de interesse público.

O presente requerimento justifica-se em razão das declarações públicas feitas por Meire Laurindo no momento de seu pedido de exoneração do cargo de Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, ocorrido nesta sexta-feira (13).

Na ocasião, segundo reportagens divulgadas pela imprensa local, foram apresentadas acusações graves envolvendo a condução da gestão municipal e o funcionamento interno da administração pública, especialmente no que diz respeito às condições administrativas e políticas relacionadas à Secretaria Desenvolvimento Social.

“Diante da relevância institucional do cargo ocupado pela autoridade e da repercussão pública das declarações, faz-se necessário que os fatos sejam devidamente esclarecidos perante esta Casa de Leis, permitindo a transparência das informações e o correto exercício do controle legislativo”, mostra um dos trechos do pedido de convocação.

Para os parlamentares, o esclarecimento público também é fundamental para evitar a disseminação de informações incompletas ou imprecisas, garantindo que a população tenha acesso aos fatos devidamente apresentados e contextualizados.

Meire disse que – não pode permanecer calada diante de tudo que acontece na gestão municipal e que estaria sendo usada pelo prefeito. Ela se rebelou contra a decisão de Lapena ter dispensado o seu cunhado Carlos Alberto Ferreira na Secretaria do Meio Ambiente e cuja medida teria sido adotada após pressão do secretário de Governo Leandro Guidolin, que já estaria ameaçando o servidor de dispensa, o que se concretizou no final da semana passada.

Meire, segundo ela mesmo revelou ainda tentou demover o prefeito Lapena da ideia, contudo, ele teria sido irredutível, culminando então com o pedido de saída da pasta que ocupa (Secretaria de Desenvolvimento Social) e um desabafo crítico ao governo, alegando que – sai por não compactuar com atitudes que deixou transparecer – impensadas. Para ela, teria sido uma dispensa claramente política e não técnica.

Outra afirmação que pesa contra o atual prefeito e que será questionada pelos vereadores versa sobre o poder de mando dentro da Prefeitura de Araraquara, e que segundo ela, estaria entregue nas mãos de Leandro Guidolin, sob o permanente silêncio de Lapena, que estaria permitindo claramente um – poder paralelo. A interferência do secretário, segundo analistas polílticas, isola o prefeito dos problemas que a população vem sofrendo desde o início da gestão, em janeiro do ano passado.

Com aprovação do requerimento nesta terça-feira será marcada a data do depoimento da vice-prefeita e ex-secretária de Desenvolvimento Social, Meire Laurindo, que agora está no UNIÃO. Antes Meire estava no Republicanos, o partido onde o seu desafeto Leandro Guidolin era o presidente.