Início Cidade

Cerimônia marca inauguração da nova Central de Atendimento do Daae

O espaço moderno, que ocupa uma área de quase 3 mil m², leva o nome do Engenheiro Aldo Benedito Pierri

134
Prefeito Edinho e o diretor do Daae Donizete Simioni com familiares de Aldo Benedito Pierri

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) inaugurou nesta sexta-feira (11) sua nova Central de Atendimento, denominada “Engenheiro Aldo Benedito Pierri”, em cerimônia realizada com todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Comitê de Contingência do Coronavírus.

A implantação da nova central de atendimento começou em 2018, quando o Daae comprou da Prefeitura o imóvel do antigo Clube Estrela por R$ 6,8 milhões. O investimento inclui estrutura, compra do prédio, demolição, adequações estruturais e a operação do sistema pela empresa Mitra Acesso em Rede e Tecnologia de Informação Municipal Ltda pelos próximos cinco anos.

Presente na cerimônia, o prefeito Edinho classificou a data como um dia histórico para a cidade. Em sua fala, saudou diretores e servidores do Daae, a família do homenageado, o engenheiro Aldo Pierri, e todos os envolvidos das empresas parceiras. Ele destacou a participação do Legislativo na aprovação das leis que proporcionaram a implementação do projeto. “Os vereadores foram muito criticados por isso, mas, cabe a nós, ao ocuparmos cargos públicos, termos a coragem e fazermos as mudanças necessárias, as mudanças que a história nos cobra. Sem coragem não há transformação. E esse projeto é inovador, ele coloca Araraquara em sintonia com o que há de mais moderno no mundo. Mas esse espaço só terá credibilidade se os problemas trazidos aqui forem resolvidos. Por isso, ele é tão inteligente”, enfatizou, elogiando a gestão do Daae e a alta capacidade de investimento da autarquia. “E o Daae é tudo isso, porque teve uma liderança como Aldo Pierri. Essa homenagem está à altura da importância do Dr. Aldo. Ela eterniza e materializa todo o seu legado, que tinha uma lidetança inquestionável no Daae”, completou Edinho.

O superintendente do Daae, Donizete Simioni, também agradeceu as autoridades presentes, a parceria com o prefeito Edinho e o apoio da Câmara nos investimentos da autarquia que, segundo ele, entre 2017 e 2020, somaram cerca de R$ 66 milhões. “Esse projeto vai além dessa obra. A partir de segunda-feira, o Daae está inaugurando um novo conceito de atendimento no serviço público”, destacou. “Eu não tive muito contato com Aldo Pierri, infelizmente, mas conheço bem sua história, que é reconhecida por toda a cidade. É uma justa homenagem a esse grande gestor. O que o Daae é hoje tem a sua marca, demonstrada ainda mais nesse projeto inovador”, declarou Simioni.

O filho de Aldo Pierri, Alexandre Pierri, diretor comercial e institucional do Daae, fez um discurso emocionado e em nome da família, agradecendo a homenagem ao pai,  que segundo ele era dono de um espirito empreendedor, à frente do seu tempo, que trabalhou com dinamismo e responsabilidade. “Deixou seu legado de engenheiro, pai, afeano e palmeirense. Ele se dedicou de corpo e alma ao Daae e, onde estiver nesse momento, deve estar feliz e emocionado com a homenagem”, declarou, antes de entregar mimos ao prefeito Edinho e ao superintendente do Daee, Donizete Simioni.

Estavam presentes sua mãe, Ana Maria Coan, e Oriomar Sampaio Carmagnani, a Teka, esposa de  Pierri, demais familiares e amigos.

O homenageado Aldo Benedito Pierri nasceu em Boa Esperança do Sul, em 1940, e veio para Araraquara aos 4 anos de idade. Em Araraquara, atuou no DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e, em seguida, passou a trabalhar no sistema de saneamento da Prefeitura antes da criação do Daae (inaugurado em 1969). Aldo Pierri foi o segundo superintendente da história do Daae, assumindo a função em 1970 e permanecendo durante 30 anos. Faleceu em 31 de maio de 2013, aos 72 anos.

O engenheiro Alexandre Pierri, representando os diretores da autarquia, também fez uma rápida explanação sobre os serviços prestados pelo Daae, mencionou a importante participação dos servidores na prestação dos serviços de qualidade e agradeceu a parceria da Prefeitura com o Daae.

Ele também ressaltou o conceito moderno e inovador da nova central, que, por meio da tecnologia, busca tornar a prestação de serviço ao cidadão mais eficiente e ágil. Todos os canais de atendimento ao contribuinte (presencial, telefone, e-mail, entre outros) serão unificados na central.  Serão 48 tipos de serviços diferentes para agendamento no site do Daae, com tempo de atendimento estimado de acordo com a natureza de cada serviço. Também são disponibilizados 12 tipos de serviços digitais pelo ChatBot “Daaezinho”, que fica no site da autarquia. O número de atendentes presenciais passará dos atuais cinco para 13 servidores, além da ampliação de quatro para 60 linhas de conexão de atendimento ao público via 0800, disponível gratuitamente, 24h por dia, 7 dias por semana.

A deputada estadual Márcia Lia (PT), em sua fala, elogiou a estrutura inaugurada. “Fiquei encantada com esse espaço, rico de história, onde as pessoas serão atendidas com carinho e respeito, reforçando ainda mais a perspectiva de Araraquara se transformar, a cada dia, numa cidade inteligente”, declarou ela.

Também fizeram uso da palavra, durante o ato de inauguração, o vereador Édio Lopes, representante a Câmara Municipal, e Luciano Pezza Cintrão, diretor da Mitra Acesso em Rede e Tecnologia de Informação Municipal Ltda.

Assistiram ao ato o vice-prefeito Damiano Neto, os vereadores Thainara Faria (PT), Toninho do Mel (PT), vereadores eleitos para a próxima legislatura, secretários municipais, diretores do DAAE, servidores e demais autoridades.

INOVAÇÃO

A nova central de atendimento começará a funcionar nesta segunda-feira (14), numa área de quase 3 mil m² e totalmente moderna. O salão de atendimento à população conta com balcão de recepção, ouvidoria e 12 baias de atendimento. O prédio ainda possui 18 novas salas, que irão abrigar 50 servidores da diretoria Comercial e de Relações Institucionais (Serviço Social, Leitura e Faturamento, Atendimento aos Usuários e Corte e reabertura) e 35 da diretoria de Gestão Ambiental (Parques e Áreas Verdes, Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Gestão Ambiental e Sustentável e Biodiversidade), além de oito aprendizes. O imóvel ainda inclui banheiros feminino, masculino e para pessoas com deficiência, duas copas, lavanderia e área destinada ao futuro Posto Bancário de uso dos servidores. No estacionamento, são 51 vagas ao público, sendo 35 para veículos, dez para motos, quatro para veículos reservadas a idosos e duas para veículos reservadas a pessoas com deficiência.

Ao final, o superintendente do Daae, Donizete Simioni, convidou todos os presentes para uma visita ao espaço.

Edinho enaltecendo o trabalho da diretoria do Daae