Home Cidade

Chefe de Compensação Ambiental do IBAMA do DF visita Araraquara

Parque faz parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, demonstrando sua importância ambiental, histórica e cultural para Araraquara.

94
Parque Natural Municipal do Basalto, desde 2020, é classificado como uma Unidade de Conservação

O Parque Municipal do Basalto recebeu nesta semana, a visita do analista ambiental Luciano Oliveira, Chefe de Compensação Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-Ibama do Distrito Federal.

A Diretora de Resíduos Sólidos e Proteção de Recursos Hídricos, Simone Oliveira, e o coordenador de Recursos Hídricos, Leonardo Ciomini, representaram o Daae na visita técnica, que também contou com a presença dos coordenadores executivos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gelson Dantas e Luciana Fernandes, além do gerente de Fauna João Barbosa e do gerente de Educação Ambiental Valter Iost.

Durante a visita, o técnico do Ibama explanou sobre as legislações vigentes e as possibilidades que o município possui para pleitear recursos financeiros para melhorar a infraestrutura do Parque bem como de outras áreas no município que podem ser enquadradas em outras categorias de proteção ambiental.

Vale lembrar que o Parque Natural Municipal do Basalto, desde 2020, é classificado como uma Unidade de Conservação e que integra o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, isso demonstra a importância ambiental, histórica e cultural do Parque para Araraquara.

Segundo a diretora Simone Oliveira, do Daae, visitas como esta são de extrema relevância para o município, pois além do compartilhamento de saberes faz com que os diferentes órgãos da administração pública, tanto municipal quanto federal se aproximem, gerando possibilidades de investimentos e melhorias na infraestrutura verde municipal.