Home Cidade

Chuvas e ventanias causam estragos em Araraquara nesta terça. Vem mais por aí, diz Defesa Civil.

As águas de março – com fortes chuvas e ventanias – devem continuar ocorrendo nesta passagem de estações. A terça-feira chegou a ser de preocupação e desespero em algumas regiões da cidade. Defesa Civil ainda não fechou o balanço dos estragos.

179
Várias regiões da cidade foram atingidas pelas ventanias e chuvas; em uma delas, o telhado veio abaixo e causou danos (Foto: Colaborador)

Embora a Defesa Civil de Araraquara tenha feito um alerta para temporais entre os dias 25 e 27 de março, foi nesta terça-feira (28) que despencaram fortes chuvas em algumas regiões da cidade deixando um rastro de estragos. O próprio órgão comunicou que em 40 minutos choveu cerca de 46 mm.

Ainda nesta madrugada estava sendo feito um levantamento mais apurado sobre os prejuízos ocasionados, no entanto, já se sabe que aproximadamente 40 árvores sofreram as consequências das chuvas e rajadas de vento. Da mesma forma alguns telhados em residências sofreram grandes danos.

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) informou que em vários pontos da cidade a rede elétrica também foi danificada ocasionando a queda ou então a falta de energia elétrica. Com a queda da energia alguns bairros foram afetados e residências acabaram operando apenas com uma fase de energia. Na madrugada os esforços estavam sendo desenvolvidos para o restabelecimento da energia, principalmente na região leste.

Na parte central da cidade usuários do transporte coletivo se assustaram e ficaram apreensivos com a invasão das águas, o que até então não havia ocorrido; e a partir de agora se trata de um motivo a mais para a população ficar preocupada, principalmente quem necessita do transporte coletivo. “A enxurrada estava muito forte e dava medo”, comentou um usuário em sua página nas redes sociais.

No Jardim Europa com a ventania e as chuvas um telhado acabou vindo parar no meio da rua; em outros lugares placas de outdoors se soltaram e passam a ser neste período de chuvas um perigo a mais para a segurança da população.

Ainda há o alerta da Defesa Civil para novas e fortes chuvas em Araraquara seguindo o processo de passagem do verão para o outono. São as famosas “águas de março”, violentas e causadoras de danos na construção civil.