Home Cidade

Chuvas provocam caos na cidade: ponte na José Barbanti em alerta e vala se abre na Avenida 36

Dois acessos importantes a bairros estão interditados em nossa cidade: um deles é o trânsito em direção ao Vale do Sol, onde uma ponte recém-construída, segundo consta poderia estar com sua estrutura abalada. Outro, próximo da Unip, uma vala rompeu o asfalto e engoliu parte da pista bairro-cidade. Por baixo passa também o Córrego das Cruzes.

993
A vala aberta na Avenida 36; embaixo da pista passa o Córrego das Cruzes

Desde às 22h30, quando uma vala foi aberta em uma das pistas da Avenida Padre Francisco Sales Colturato (Avenida 36), intensa movimentação de viaturas da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil aconteceu para evitar que algum acidente viesse a ocorrer.

A pista atingida pelo que o Portal RCIA pode verificar é aquela que desce no sentido Unip/Cidade; a interdição da Avenida 36 começou por volta da meia-noite com a colocação de uma fita adesiva, amarela e preta. Um policial militar disse – está interditada, ninguém pode passar.

Os veículos que desciam pela 36 querendo se dirigir no sentido Shopping passaram a utilizar a Rua Castro Alves fazendo o contorno pela Avenida Bandeirantes em direção ao Parque das Laranjeiras, daí ingressando novamente na Avenida 36. Pelo menos 10 viaturas das diversas unidades de segurança pública fecharam a região atingida.

A vala aberta na 36 ocupa toda largura da pista, cerca de 11 metros. A fenda aberta chega a 10 metros; por baixo passa o Córrego das Cruzes que teve aumentada a pressão por causa das águas da chuva que têm caído desde cedo de forma torrencial.

O RCIA também observou o alagamento ocorrido na primeira ponte, por volta das 19h; a passagem de quem ia no sentido cidade-CDHU não era possível e forçosamente os motoristas voltavam tentando encontrar um outro trajeto até o Vale do Sol, Águas do Paiol, Britos, Condomínios Dahma e Residencial Volpi.

Como as chuvas a partir da meia-noite ainda se mantinham intensas ocorreu a interdição da Avenida 36, da Rua Castro Alves até o Balão da Unip; também foi interditado o acesso ao Vale do Sol pela José Barbanti Neto, impossibilitando o acesso dos moradores do Condomínio Nascentes do Jaraguá.

Já era quase uma hora da madrugada quando uma viatura da Polícia Militar foi designada para proceder vistoria em outras pontes sobre o córrego, caso de uma que fica na Avenida Bandeirantes. Toda extensão do pequeno rio que atravessa a cidade – sentido norte/sul foi checado, entrando em estado de alerta.

A vala aberta em outro ângulo

Somente na manhã desta quinta-feira (29) é que o setor de engenharia da Prefeitura Municipal, contando com o apoio de especialistas, deverá proceder uma vistoria, analisando as passagens interditadas – José Barbanti Neto e Avenida 36, bem como as outras existentes em todo trajeto do córrego.

Neste momento a Prefeitura Municipal já vem encontrando dificuldades para restabelecer o tráfego de veículos no trecho Araraquara-Guarapiranga, tendo em vista os abalos na estrutura da Ponte dos Machados. Por mais de dois anos a passagem está interrompida e a prefeitura não consegue concluir as obras de reconstrução da ponte.

AMBULÂNCIA FICA EM REGIÃO ALAGADA

Ambulância saiu com ajuda dos Bombeiros e da Guarda Municipal

Momentos de apuros foram passados pelo motorista e ocupantes de uma ambulância social nesta quarta-feira (28), quando seguia pelo Rodoanel Doutor Octávio Arruda Camargo, cruzamento com a Rua Manoel Rodrigues Jacob, no Santa Angelina. O veículo parou no alagamento e não conseguia sair.

Houve a intervenção de agentes da Guarda Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros para a retirada da ambulância do local; junto aos ocupantes da ambulância estava um paciente que realiza hemodiálise.