Foi confirmado nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (29) que o carro Hyundai HB-20, cor prata, de fato caiu na vala aberta na Avenida Padre Francisco Sales Colturato (36), região do Bairro Santana, em Araraquara, na noite desta quarta-feira (28), durante as chuvas torrenciais e fortes que caiam. A informação inicialmente havia sido dada por um motociclista que disse – ter visto o carro ser levado pelas águas do Ribeirão das Cruzes.
Por conta das chuvas, ser noite e um local de difícil acesso, tornou-se impossível a realização de buscas na região do córrego que atravessa as regiões norte-sul da cidade, passando pelo Águas do Paiol, Vale do Sol se prolongando até a Rodovia Washington Luís.
Um dos trechos em que a movimentação das águas se torna mais violenta é justamente entre o balão viário no antigo curtume, passando pelo baixadão da Unip, seguindo em direção ao Quitandinha, disse um morador do bairro que lembra ter sido aquele lugar um “buracão” termo que ficou registrado na história.
O veículo caiu na vala – o asfalto cedeu com a força da água – e foi arrastado até as proximidades da Avenida Bandeirantes. Entre troncos e galhos de árvore o HB-20 ficou preso. Foi lá que por volta das 11h o prefeito Edinho Silva fez uma live demonstrando sua tristeza e solidariedade aos familiares.
Inicialmente se falou em seis pessoas no carro, depois cinco. Cinco na verdade já foram localizadas, sendo que no veículo preso nos galhos na margem do córrego estavam três corpos; Graice Santos Leite e os irmãos gêmeos Luisa Santos Leite e Piero Santos Leite. Uma quarta vítima foi localizada em uma represa próxima ao Salto Grande, onde existe uma cachoeira. Trata-se de Maria Helena Leite Ferreira Luiz (2 km do local do acidente) e Paulo Afonso Ferreira Luiz, cujo corpo estava a 500 m onde o carro caiu. Ainda está sendo procurado o corpo de Gabriela Santos Leite, 10 anos de idade.
Todos estavam reunidos no Shopping Jaraguá aproveitando o período de férias das crianças e o lazer de final de ano.
Por volta das 22h30h foi que a vala se abriu, castigada por quase 200 mm de chuva arrastando o HB-20 e provavelmente um outro veículo que seria um Ford K; este último carro ainda depende de confirmação. Nesta manhã o helicóptero Águia da Polícia Militar foi chamado para tentar encontrar outros dois corpos, mais o veículo supostamente desaparecido.
Um parente dos ocupantes do HB-20 esteve por volta das 6h30 desta manhã no local, logo que o dia começou a clarear, para informar e conseguir alguma informação sobre os seus familiares que ainda estavam desaparecidos.
O trecho do Ribeirão das Cruzes a partir da Avenida 36 está sendo percorrido neste início por equipes do Corpo de Bombeiros; ele segue em direção ao Quitandinha com os policiais fazendo uma varredura para avaliar os estragos feitos após o rompimento de dois tubos que davam passagem a água. Um dos lugares avaliados pelos especialistas é a Ponte da Avenida Bandeirantes que liga o Santana ao Jardim Universal, que já estaria comprometida.
A avaliação da ponte foi feita pela Polícia Militar que transmitiu as informações para as autoridades ainda na madrugada de quinta. O prefeito Edinho decretou luto oficial por 3 dias, se solidarizando com os familiares das vítimas.
PREFEITO EDINHO NO LOCAL ONDE O HB-20 FOI LOCALIZADO
https://www.facebook.com/EdinhoSilvaAraraquara/videos/844776603474402/