A Citrosuco, uma das principais produtoras e exportadoras de suco de laranja do mundo, anuncia a chegada da sexta embarcação que fará parte da sua frota de navios para transporte de suco granel, o “Golden Citrus”. O Navio chegou ao Porto de Santos no último dia 17 de novembro e fará a viagem inaugural para o terminal europeu da empresa, na cidade de Ghent, na Bélgica.
Operado pela empresa parceira Oldendorff, sediada em Lübeck na Alemanha, o “Golden Citrus,” foi fabricado em 2015 e passou por um processo de conversão, mudando de uma embarcação “handysize” para um “juice carrier” (transportador de suco), resultando em um aumento significativo de eficiência no transporte para exportação.
Os navios da Citrosuco contam com sistemas de refrigeração avançados nos porões, armazenamento em tanques de aço inoxidável e sistemas de sanitização, garantindo a qualidade do suco durante o transporte. Essa embarcação possui motores modernos, altamente eficientes em termos energéticos e é adaptada para utilizar biocombustíveis também.
De acordo com a Citrosuco, atualmente a frota marítima da empresa opera com o VLSFO – Very Low Sulphur Fuel, com baixo teor de enxofre enquanto continuam realizando testes com biocombustíveis para os demais navios. “Mantendo nosso compromisso com o Meio ambiente, optamos por reduzir a velocidade de forma controlada, o que resulta em uma diminuição de aproximadamente 9% nas emissões de CO2 por viagem. Essa iniciativa está alinhada com nossa meta pública de redução de emissões de CO2 até 2030, que visa uma diminuição de 28%”, afirma Claudemir Henrique de Oliveira, Gerente Geral de Logística e Terminais da Citrosuco.
Como parte do compromisso com a inovação no setor, a Citrosuco implementou um software de roteirização de última geração para suas embarcações. Essa avançada ferramenta foi cuidadosamente desenvolvida para otimizar as viagens de nossos navios, focando na redução do tempo de viagem e na escolha das rotas mais eficientes. Isso não apenas melhora a eficiência operacional, mas também contribui para nossos objetivos de sustentabilidade, promovendo uma navegação mais ecológica e eficiente.
O “Golden Citrus” é uma conquista fundamental para a Citrosuco. Com sua capacidade de transportar suco de laranja para uma ampla gama de destinos, incluindo os Estados Unidos, Europa, Austrália, Japão e Coreia do Sul. “Com esta nova embarcação estamos ampliando ainda mais nossa presença global e reforçando nossa posição como um dos principais exportadores de suco de laranja do mundo. Este navio desempenhará um papel estratégico em nossos esforços de expansão e no atendimento das crescentes demandas dos mercados internacionais”, finaliza Claudemir.