Home Agronegócio

CNA, Senar e Sindicato Rural em busca de jovens lideranças no agronegócio

O Sindicato Rural e o Senar SP reforçam a abertura das inscrições para os interessados em participar do programa CNA Jovem, considerado um dos maiores programas de desenvolvimento de lideranças jovens no País.

42
CNA e Senar reconhecem o importante papel dos jovens na agricultura

Identificar e ajudar a desenvolver jovens com alto potencial de liderança e difundir a cultura de liderança empreendedora no setor agropecuário. Esses são os grandes desafios do programa CNA Jovem, uma iniciativa estratégica da CNA criada em 2014.

Segundo o engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do Senar SP, o curso é voltado para brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 30 anos, que tenham vínculo com a agropecuária e formação técnica ou superior. O programa diz ele, já registrou a presença de 5 mil jovens dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Por meio de mentorias e capacitações realizadas pelo Senar em técnicas de inovação e desenvolvimento de liderança, é possível identificar desafios e propor iniciativas que resolvam problemas apresentados em 5 áreas prioritárias:  educacional, empresarial, institucional, sindical e político-partidária.

João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do SENAR-SP e vice-presidente do Sindicato Rural de Araraquara

Em paralelo, o programa desenvolve diversas competências de liderança e identifica potenciais líderes na juventude. Além disso, o jovem que participa do programa tem oportunidade de fazer parte de atividades e discussões de grande relevância para o setor, tem acesso a lideranças de referência em nossa sociedade e passa a fazer parte de uma grande rede de jovens participantes de todas as edições anteriores: a Rede CNA Jovem.

A Rede CNA Jovem congrega uma seleção de participantes das principais etapas que permanecem conectados, além de proporcionar aos futuros líderes um networking que cobre praticamente o Brasil inteiro.

Ao longo dos últimos sete anos, o CNA Jovem, que começou com uma única etapa nacional, é hoje um programa bem estruturado com fases estaduais e nacionais, que acontecem a cada dois anos.

Já foram realizadas quatro edições nacionais, três edições estaduais e uma edição especial com egressos. Somente a 4ª edição do programa realizada entre agosto de 2020 a outubro de 2021 contou com mais de 3700 jovens do Brasil todo inscritos nas fases estaduais classificatórias. Pela primeira vez realizou-se uma edição 100% digital.

Atualmente, o programa já alcançou visibilidade em todo o país, se tornando um dos maiores programas de liderança para jovens do agro de todo o Brasil.