A secretária municipal de Saúde Eliana Honain lamentou na manhã desta quinta-feira (17) a implantação de um novo lockdown em Araraquara, provavelmente a partir de sábado (data a ser definida a partir de um novo decreto). Os números apresentados pela dirigente da Saúde são quase que idênticos aos dois dias anteriores e como havia sido prometido no decreto passado – três dias seguidos com índices acima de 20% – levaria o município a repetir pelo menos por uma semana as regras da outra vez.
Terça-feira com 22,97%, quarta-feira com 20,04% e quinta-feira (hoje) com 23,59% de testes positivos para o coronavírus levam a Prefeitura a estabelecer lockdown. Isso ocorre porque a porcentagem de novos positivados se igualou e ultrapassou os 20% nesta quinta-feira (17).
Foram 856 exames e 202 positivados, o que dá 23,59%. Considerando apenas as pessoas com sintomas gripais, foram 796, com 202 confirmações para coronavírus, o que equivale a 25,37%.
Um novo decreto municipal deve ser publicado nesta tarde de quinta ou ainda sexta-feira normatizando o fechamento por uma semana.