Depois de ultrapassar Franca nesta quinta-feira (11) na classificação geral, Araraquara manteve a vantagem e atingiu 312 pontos em uma das principais competições do interior brasileiro. Com isso, conquistou o título dos Jogos Regionais, realizados em Sertãozinho. Franca foi o município classificado em segundo lugar com 6 pontos menos, ou seja 306.
A classificação anunciada no final da tarde pela Comissão Organizadora dos Jogos Regionais apontou ainda a chegada de outras cidades importantes no contexto esportivo estadual como Ribeirão Preto, com 246 pontos. Neste ano, 86 cidades da região de Araraquara, Ribeirão Preto, Franca e São Carlos tomaram parte e valorizaram as conquistas da Morada do Sol.
Nas redes sociais, o prefeito Edinho Silva sintetizou o compromisso de Araraquara com o esporte amador: “Em nome da Milena Pavaneli, nossa secretária de esportes, agradeço a toda nossa equipe de esportes. Também agradeço a Roseli Gustavo, presidente da Fundesport. E também agradeço em nome do Édio Lopes, que era nosso coordenador de esportes de alto rendimento, a todos aqueles e aquelas profissionais que trabalham para organizar e manter as nossas equipes de competição”, ressaltou.
No final da sua mensagem o prefeito destacou que – Araraquara é campeã porque nós investimos no esporte o ano inteiro, e estamos colhendo os frutos. Estou muito feliz de estar aqui, no meu último ano de mandato, e ver que estamos colhendo os frutos daquilo que acreditamos. Hoje, o esporte em nossa cidade é referência.
Já a coronel Helena Reis, secretária estadual de Esportes lembrou que “os Jogos Regionais é um dos eventos mais tradicionais do calendário da Secretaria de Esportes do Estado. É um campeonato que atende a todas as aspirações: ao mesmo tempo em que pode representar o início de uma carreira esportiva, os Jogos servem também para consolidar quem já está na ativa há algum tempo”.
Helena Reis disse ainda que – hoje, os Jogos movimentam cerca de 8 mil atletas de 192 cidades, em 28 modalidades. Atletas e delegações se hospedam em escolas municipais e estaduais. Todos os classificados para a competição saíram dos Jogos Regionais, que acontecem nas oito regiões esportivas do estado de São Paulo.
CONQUISTAS PARA VENCER
Araraquara para chegar ao título dos Regionais teve que conquistar campeã nestas modalidades em Sertãozinho: atletismo masculino, basquete feminino, basquete masculino sub-20, capoeira feminino, ciclismo feminino, damas masculino, futebol feminino, ginástica artística masculina, ginástica artística feminina, karatê feminino, natação feminina, tênis feminino, tênis masculino, xadrez feminino, futsal masculino sub-21, handebol feminino sub-21, handebol masculino sub-21, tênis de mesa masculino sub-21, voleibol feminino sub-21 e voleibol masculino sub-21.
Em segundo lugar ou medalha de prata Araraquara foi vice-campeã em – badminton masculino, biribol, bocha, ciclismo masculino, futebol masculino sub-20, futsal feminino, natação masculina, vôlei de praia feminino, taekwondo feminino e ginástica rítmica sub-14.