Em jogo adiado da décima rodada do Paulistão, Ferroviária e Santos duelaram na noite desta quarta-feira e empataram por 3 a 3, na Fonte Luminosa.
A partida reservou fortes emoções antes mesmo de seu início e se encaminhava para um novo adiamento por conta do temporal que caiu novamente em Araraquara.
Com o campo da Fonte totalmente alagado, a partida teve o seu início adiado, das 19h, para as 19h10.
A drenagem suportou bem e a bola pôde rolar. Não foi só chuva que caiu do céu, mas também as equipes capricharam no enredo.
No primeiro tempo, o Peixe abriu o placar com Lucas Braga, mas a Locomotiva buscou a virada com Hygor e Thomaz. Já nos acréscimos, Marcos Leonardo deixou tudo igual.
Já na reta final da segunda etapa, Bruno Mezenga acabou convertendo pênalti aos 45 minutos, colocando o time grená a frente do placar. A vitória já eliminaria todas as chances de rebaixamento e lutaria por uma das vagas às quartas na última rodada do torneio.
Porém, aos 48 minutos, Léo Baptistão conseguiu um novo empate para os santistas, dando números finais no jogo e deixando o torcedor grená bastante frustrado.
O resultado levou Ferroviária e Santos aos 11 pontos. Para o time grená, resta agora a luta pela permanência na primeira divisão, já que não tem mais chances de classificação à próxima fase.
Na última rodada, a Ferroviária recebe o Mirassol, sábado, às 16h, na Fonte Luminosa, enquanto o Santos enfrentará o Água Santa, no mesmo dia e horário, na Vila Belmiro.
O JOGO
Logo aos 18 segundos, Ferroviária chegou com perigo. Em jogada pela direita, Vidal recebe passe de Bruno Mezenga e chuta da entrada da área para boa defesa de João Paulo.
Após o lance de ataque, o Santos começou a mandar mais no jogo e detinha maior posse de bola, chegando mais no campo de ataque.
O time da Baixada chegou com certo perigo aos 10 minutos. Após cruzamento da esquerda, a bola desvia na zaga afeana e Marcos Leonardo manda uma bicicleta, mas passa a direita de Saulo, que apenas acompanhou.
Aos 15, Marcos Leonardo balançou as redes, mas Neuza Inês Back Marcou impedimento. Jogador santista estava muito a frente da última linha, mas o VAR checou o lance.
O Santos teve mais um gol anulado, aos 19, novamente com Marcos Leonardo, mas desta vez Luiz Flávio de Oliveira marcou falta no zagueiro Didi. Atacante santista utilizou o braço para deslocar o defensor, assim entendeu a arbitragem.
De tanto insistir, o Peixe conseguiu abrir o placar aos 27 minutos. Em boa troca de passes, Lucas Braga recebe de Marcos Leonardo de calcanhar, ajeita e bate forte no canto esquerdo de Saulo: 1 a 0.
Logo após o gol, a Ferroviária teve calma e não demorou muito para chegar a igualdade.
Aos 32 minutos, João Paulo cruzou da esquerda, a zaga santista parou e Hygor apareceu para cabecear e mandar a bola para o fundo das redes: 1 a 1.
Com o gol, a partida ficou mais equilibrado com as equipes explorando muito os lados de campo. Enquanto o time santista tentava chegar, a Locomotiva conseguiu encaixar um bom contra-ataque e conseguiu a virada.
Aos 44 minutos, após boa troca de passes, Bruno Mezenga toca na entrada da área, Thomaz domina e bate de esquerda e a bola morre mansamente no canto esquerdo de João Paulo: 2 a 1.
Quando a partida se encaminhava para o intervalo com a vantagem grená, o Peixe conseguiu chegar a igualdade.
Aos 48, após cruzamento da esquerda, Lucas Barbosa ajeita dentro da área e Marcos Leonardo desvia para o gol. A defesa grená reclamou lance de impedimento, mas o VAR confirmou o gol: 2 a 2.
Na segunda etapa, o jogo ficou mais franco com as duas equipes criando oportunidades para marcar.
Os vacilos defensivos permaneceram dos dois lados e por pouco o Peixe não levou a melhor em duas oportunidades.
Aos oito minutos, Ricardo Goulart conta com colaboração de Bruno Leonardo, mas desperdiçou chance incrível, chutando por cima do gol de Saulo.
Três minutos depois, foi a vez de Marcos Leonardo ganhar presente de Didi dentro da grande área, mas acabou chutando a esquerda do gol.
Já a Ferroviária chegou com perigo aos 18 minutos. Vitinho dá bom passe para Hygor na entrada da área e baste de esquerda, mas João Paulo cai no canto direito para fazer a defesa.
O time grená voltou a chegar ao ataque aos 31 minutos. Bernardo arrisca chute de longe e a bola passa muito perto do gol de João Paulo, saindo a esquerda pela linha de fundo.
Após o ataque, o Santos pressionou muito e teve mais um gol anulado no jogo. Aos 35, Lucas Peres cruza da esquerda, Léo Baptistão cabeceia e marca, mas foi marcado impedimento no lance.
Três minutos depois, quase o Peixe marca, novamente com Léo Baptistão, em chute de fora da área, Saulo encosta na bola e ela explode no travessão.
Quando o jogo se encaminhava para a reta final, a Locomotiva teve um pênalti ao seu favor aos 45 minutos. Breno Lopes cruza da esquerda e a bola toca no braço Kaiky. O árbitro marcou penalidade. Na cobrança, Bruno Mezenga bate forte no canto esquerdo de João Paulo, que cai para o lado oposto: 3 a 2.
Parecia que a vitória grená estava muito próximo, mas um balde de água fria veio incrivelmente aos 48 minutos. Após cobrança de escanteio, Saulo não sai da pequena área, Marquinhos cabeceia para trás e Léo Baptistão aproveita sobra para empurrar para o fundo das redes: 3 a 3.
Com o jogo acrescido até aos 50 minutos, o time santista ainda tentou buscar o campo de ataque, mas a partida terminou empatada, para a frustração dos lados grenás.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO PAULISTA 2022 – SÉRIE A1 – DÉCIMA RODADA
FERROVIÁRIA 3×3 SANTOS
Data/horário: quarta-feira, 16 de março de 2022, às 19h
Local: estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira, auxiliado por Neuza Inês Back e Evandro de Melo Lima; Quarto árbitro: Alceu Lopes Júnior
VAR: Péricles Bassols Pegado Cortez, auxiliado por Hermam Brumel Vani
Público: 5.464 pagantes
Renda: R$ 129.030,00
Cartões amarelos: Thomaz (aos 6′ do 2T), Vidal (Aos 27′ do 2T), Arthur (aos 49′ do 2T) para a Ferroviária; Vinícius Zanocelo (aos 29′ do 1T), Camacho (aos 7′ do 2T), Sandry (aos 33′ do 2T) para o Santos
Gols: Hygor (aos 32′ do 1T), Thomaz (aos 44′ do 1T), Bruno Mezenga (aos 45′ do 2T) para a Ferroviária; Lucas Braga (aos 27′ do 1T), Marcos Leonardo (aos 48′ do 1T), Léo Baptistão (aos 48′ do 2T) para o Santos
Ferroviária – Saulo; Vidal (Bernardo), Bruno Leonardo, Didi e João Lucas (Breno Lopes); Vitinho (Arthur), Rafael Luiz e Thomaz (Marquinhos); Hygor, Bruno Mezenga e Orejuela (Júlio Vitor). Técnico: Elano Blumer
Santos – João Paulo; Auro, Kaiky, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Camacho (Sandry), Vinícius Zanocelo (Jobson) e Ricardo Goulart (Léo Baptistão); Lucas Barbosa (Ângelo), Marcos Leonardo (Rwan Seco) e Lucas Braga. Técnico: Fabían Santos