Home Cidade

Com força-tarefa, Saúde intensifica luta para evitar proliferação da dengue em três bairros da cidade

Neste sábado (11), operação foi realizada no Jardim Brasília, Jardim Lisboa e Vila Harmonia, já que nestes bairros anunciados pela operação, existe transmissão de dengue

7
Trabalho feito de casa em casa

Com 25 agentes, 60 trabalhadores de cooperativas e sete caminhões para a retirada de materiais inservíveis, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde realizou uma força-tarefa contra o mosquito da dengue, neste sábado (11), no Jardim Brasília e em parte do Jardim Lisboa, além da Vila Harmonia, em Araraquara.

A operação incluiu uma ação de nebulização (aplicação de inseticida com maquinário costal) na Vila Harmonia, já que nestes bairros envolvidos pela operação existe transmissão de dengue, segundo a coordenadora executiva de Vigilância em Saúde, Alessandra Nascimento.

Limpeza é geral nos quintais e terrenos baldios

Antes da nebulização, agentes de Controle de Vetores passam pelo bairro, fazem a vistoria e orientam os moradores sobre como preparar o imóvel.

Alessandra reitera a importância da operação e da colaboração da comunidade no combate aos criadouros do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, zika e chikungunya.

Os criadouros e grandes quantidades de larvas são encontrados normalmente em ralos de quintais, em lonas e em baldes com água e pratos com plantas e flores, todos utensílios domésticos, e em materiais inservíveis.

Também vale destacar que além da força-tarefa contra a dengue, são realizados trabalhos de rotina durante todo o ano na cidade para evitar a proliferação do mosquito.

Além da chamada operação Casa a Casa, com trabalhos de orientação e busca dos criadouros, também são realizadas ações de bloqueios nas áreas em que há infestação do mosquito e confirmação de casos positivos da doença.