Home Destaques

Com maioria, PT não vai entregar Mesa para seus adversários, diz Landim

O jornalista e sociólogo escreve sua coluna Bastidores nos fins de semana em nosso RCIA para apimentar a vida dos políticos e a maneira com que agem nos bastidores. Nesta edição ele faz uma análise sobre as jogadas para a escolha do futuro presidente da Câmara.

128

MESA DA CÂMARA
Sobre a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, as conversas giram em torno de três nomes: Paulo Landim (PT), líder do Governo, Lucas Grecco (União Brasil) e Edson Hel (Cidadania). Na Seção anterior, usando fontes medianamente informadas, anunciamos que, com certa dificuldade de entendimento, Paulo Landim estaria em conversa com Lucas Grecco numa manobra que envolveria a nova Mesa Diretora e as contas de Edinho Silva de 2017/2018. Dizíamos que era difícil acreditar numa negociação dessas porque o Governo tem maioria; segundo, entregaria a Mesa de Diretora à oposição etc; terceiro que, mesmo que as contas sejam rejeitadas, estariam longe de dar uma dor de cabeça que prostrasse o prefeito.

A CONVERSA NÃO HOUVE
Apurando de perto em caráter pessoal, descobrimos que essas conversas envolvendo a Mesa Diretora da Câmara e as Contas do Governo nunca aconteceram e que cada nome ventilado como candidato trabalha por se só com aqueles a quem têm acesso… Não há discussão entre grupos. Paulo Landim conversa com a base fechada do Governo que com o seu, tem dez votos fechados. As conversas de Lucas Grecco giram apenas em torno do grupo de oposição que são sete vereadores, os mesmos que desejam rejeitar as contas do prefeito e Edson Hel caminha como um lobo solitário em torno de seu próprio nome.

LANDIM O PRESIDENTE?
Trocando em miúdos, o Governo jamais abrirá mão de eleger a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, e muito menos a entregaria a oposição que considera “radical de direita”. O novo presidente da Casa deverá ser mesmo o vereador Paulo Landim (PT) que receberia dez votos, talvez onze se Hel desistir no final. Lucas Grecco, apenas para marcar posição, receberia seis votos da oposição, uma vez que Marcos Garrido (Patriota) está em licença médica. Amigo meu experiente na política araraquarense me recomendou não desconsiderar Edson Hel. “Se você considerá-lo mais a oposição ele poderá ser ungido sem contratempos”. Anotado!

CONTEÚDOS GOLPISTAS
Reportagem de quinta-feira (25) da jornalista Laura Scofield da Agência de Jornalismo Investigativo, conhecida como Agência Pública, apurou que continuam circulando nas redes sociais anúncios considerados golpistas e mentiras sobre fraudes nas eleições. Segundo ela, anúncios pagos chamando os militares para um golpe de Estado foram vistos 414 mil vezes nas redes sociais e vídeos sobre fraudes nas eleições foram assistidos por 125 mil vezes no Facebook, no Instagram e no Messenger. A jornalista afirma ainda que o Facebook removeu apenas quatro dos 65 conteúdos considerados golpistas.

SERGIO BOLSI O NOME DELE
Anúncio na página Desperta Brasil, Sergio Bolsi traz: “Nós não vamos deixar um ladrão assumir nossa nação, e as Forças Armadas têm a obrigação de nos defender. Nós não estamos pedindo pra eles, nós estamos exigindo deles que nos deem amparo”. O post foi veiculado por uma semana, entre 15 e 22 de novembro, no Facebook, Instagram e Messenger e foi visto entre 40 mil e 45 mil vezes. Impulsionado, custou menos de R$ 100 para o anunciante. Assim como ele, a Agência Pública identificou ao menos outros 65 anúncios publicados no Facebook e Instagram por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que não aceitam a derrota do líder nas urnas. Os textos divulgam protestos antidemocráticos e fraude nas eleições.

OFENSIVA GOLPISTA
Com certeza essa não será a última tentativa de Jair Bolsonaro (PL) de procurar melar as eleições que perdeu no voto para Luís Ignácio Lula da Silva (PT). Primeiro, não reconheceu a vitória do adversário; segundo estimulou caminhoneiros pararem o país; terceiro apoia manifestantes em frente aos quartéis e quarto, a ofensiva golpista do PL pedindo a anulação de 279 mil urnas eletrônicas do 2º turno que conteriam 59% do total de voto…

REMÉDIO
Amigo nosso, Jorge, da vizinha cidade de Manicoré-AM, irmã de Humaitá-AM, enviou ao Neymar a seguinte receita para se curar rapidamente da entorse no tornozelo: “Vai mano, deixa eu te falar. Mano, puxa o teu pé com andiroba, mastruz e banha de sucurijú… Depois passa Sebo de Holanda e amarra com uma fralda, não dou um dia tu vai ficar zero bala e trazer o hexa pra nós! Melhoras adulto Ney”. Anotado! Vai Ney, faz o que o Jorge ensinou!