Home Destaques

Com Neymar na Vila, Santos vence a primeira na decisão com o Palmeiras

Com esse resultado a "baleia" fica a um empate do título do Paulistão; o próximo jogo será no domingo que vem no Allianz.

1
O meia-atacante Otero comemora o gol do Santos sobre o Palmeiras (Foto: Agência Paulistão)

Em uma atuação convincente, o Santos venceu o Palmeiras por 1 a 0 na noite deste domingo (31), na Vila Belmiro, na primeira partida da final do Campeonato Paulista. O único gol do jogo foi marcado por Otero, no início do segundo tempo, após grande jogada de Guilherme.

Com o resultado, o Peixe só precisa de um empate no jogo de volta, no próximo domingo, às 18 horas, no Allianz Parque, para ficar com o título do Paulistão. O Palmeiras precisa de uma vitória por dois gols de diferença para levantar a Taça. Uma vitória por 1 a 0 do time da casa leva a decisão para os pênaltis.

O JOGO

A primeira grande chance da decisão foi do Palmeiras. Em contra-ataque, Endrick deu lindo passe para Flaco López, que chutou na saída de João Paulo, mas o goleiro do Peixe fez grande defesa e evitou o gol. O Santos respondeu aos sete minutos, em chute de fora da área do zagueiro Joaquim, defendido pelo goleiro Weverton. Aos 13 minutos, Guilherme recebeu na esquerda e chutou rasteiro, a bola desviou na zaga e saiu raspando a trave.

Embalado pelo clima da Vila Belmiro, que estava lotada, o Santos seguiu pressionado. Aos 17 minutos, Otero cobrou falta da entrada da área e o goleiro Weverton fez boa defesa. Aos 27, Guilherme recebeu de Julio Furch, cortou para o meio e chutou, mas Weverton defendeu novamente. Aos 33, novo confronto entre Guilherme e Weverton e outra defesa do goleiro do Palmeiras.

O Santos abriu o placar logo no início do segundo tempo. Aos dois minutos, Guilherme recebeu na esquerda, passou por Marcos Rocha e cruzou, Otero entrou no segundo pau, cabeceou para o chão e vencer o goleiro Weverton.

O Peixe quase ampliou aos 14 minutos. Após cruzamento da direita, a bola ficou viva na área eGuilherme bateu forte, mas o goleiro Weverton fez boa defesa.

Na metade do segundo tempo, o Palmeiras saiu mais para o ataque em busca do empate. Aos 27 minutos, Raphael Veiga recebeu de Rony e chutou da entrada da área, mas mandou por cima do gol. Aos 34, Vanderlan cruzou da esquerda, Rony se antecipou ao zagueiro Gil e desviou, mas o goleiro João Paulo fez uma grande defesa e salvou o Peixe. Aos 39, após cobrança de escanteio da esquerda, a bola desviou em Felipe Jonatan e João Paulo evitou o gol contra em cima da linha.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 0 PALMEIRAS

Data e hora: 31 de março de 2024, às 20h15 (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Fabrini Bevilaqua Costa
Quarto árbitro: Lucas Canetto Bellote
VAR: Daiane Muniz dos Santos

Gols: Otero, aos 2’/2ºT (1-0)
Cartões amarelos: João Schmidt, Aderlan e Morelos (SAN) e Zé Rafael e Estevão (PAL)

SANTOS: João Paulo: JP Chermont (Aderlan, aos 38’/2ºT), Gil, Joaquim e Felipe Jonatan; João Schmidt (Tomás Rincón, aos 38’/2ºT), Diego Pituca e Giuliano; Otero (Pedrinho, aos 24’/2ºT), Guilherme (Cazares, aos 24’/2ºT) e Julio Furch (Morelos, aos 38’/2ºT). Técnico: Fábio Carille

PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Murilo, Luan e Piquerez (Vandelan, aos 29’/2ºT); Aníbal Moreno, Zé Rafael (Richard Ríos, aos 19’/2ºT), Raphael Veiga e Mayke (Estevão, aos 39’/2ºT); Endrick (Lázaro, aos 19’/2ºT) e Flaco López (Rony, aos 19’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira