Em evento realizado na Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA) neste final de semana, foi celebrado o Dia Municipal do Agente de Trânsito, estabelecido por lei de autoria do presidente da Câmara, vereador Aluisio Boi (MDB), que representou o Legislativo na solenidade.
O parlamentar parabenizou a categoria e destacou a relevância do papel desempenhado por ela. “Nosso trabalho, como vereadores e representantes da população, é cobrar a excelência dos serviços públicos, mas nunca recebemos reclamações sobre o desempenho dos agentes de trânsito. Pelo contrário, a população se sente mais segura com a atuação de vocês”, frisou Boi.
O secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, relembrou como foi a criação da profissão. “Antigamente, a Polícia Militar era responsável por cuidar dessa área. Porém, há 25 anos, com o Código de Trânsito, surgiu essa categoria que tanto contribui para a segurança do tráfego urbano. Também quero agradecer ao governo e à Câmara por terem criado e aprovado a lei que permitiu novas contratações.”
O secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, pontuou que, no Brasil, cerca de 35 mil pessoas morrem anualmente no trânsito e ressaltou a contribuição desses profissionais para reduzir esses casos. “Os agentes de fiscalização de trânsito contribuem para a diminuição dos índices de acidentes com mortes no município através do exercício das atividades de fiscalização, somadas às intervenções de engenharia e educação no trânsito. É uma profissão que salva vidas.”
O vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas) também reconheceu a importância do ato. “Essa lei traz uma justa homenagem a essa categoria fundamental para a segurança no trânsito e que tanto nos auxiliou durante a pandemia. Só temos que agradecer por todo esse empenho.”
Também participaram do evento o gerente de Fiscalização de Trânsito, Jesley Casimiro, e diversos agentes de trânsito do Município.