Em vídeo e também através das suas páginas nas redes sociais, o Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista), vem massificando a divulgação da abertura do comércio de rua em nossa cidade, nesta quinta Dia de Finados.
Até então essa abertura não era colocada em prática, por constituir-se em uma tradição religiosa da própria sociedade. Alguns aspectos contudo, estão sendo revistos, como a sequencia permanente de feriados prolongados, ocasionando enormes prejuízos à economia.
De agosto até agora pelo menos datas como – 22 de agosto (terça-feira), 07 de setembro (quinta-feira), 12 de outubro (quinta-feira), 02 de novembro (quinta-feira), 15 de novembro (quarta-feira) e 20 de novembro (segunda-feira), causam o prolongamento dos feriados com a extensão do comércio fechado.
Assim, no Dia de Finados em 2023 o comércio funcionará das 10h às 16h, pois o comércio estará prejudicado pelos feriados de 15 novembro (nacional) e 20 de novembro (estadual).
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências bancárias não estarão abertas no Dia de Finados. Por outro lado, os caixas eletrônicos e canais digitais dos bancos permanecerão funcionando normalmente.
Além disso, ainda segundo a Febraban, contas de consumo, como luz, água, internet, telefone etc, que têm vencimento no dia 2 de novembro poderão ser pagas no dia seguinte sem multa. Na sexta-feira (3), o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente em todas as localidades que não tiverem feriados municipais.