2021 foi um ano especial para quem gosta de esportes, sobretudo por conta da realização das Olimpíadas de Tóquio, adiada em razão da pandemia. Mais do que isso, muitas modalidades que sequer estiveram nos Jogos Olímpicos tiveram um salto de visibilidade no último ano e prometem crescer ainda mais em 2022.
Confira abaixo uma lista com os esportes mais populares do mundo em 2021:
FUTEBOL
Entra ano, sai ano e nenhum esporte tira o futebol do topo da lista dos mais populares do planeta. Afinal, o jogo é praticado em qualquer país. Estima-se que há cerca de 4 bilhões de espectadores de futebol no planeta, o que representa cerca de 50% da população mundial.
Em 2021, além dos Jogos Olímpicos, os fãs da modalidade foram presenteados com o retorno de competições como Euro e Copa América, além dos sempre movimentados campeonatos nacionais e continentais de clubes. 2022 promete ainda mais, já que vem uma Copa do Mundo pela frente, além de torneios nacionais como o Brasileirão e a Copa do Brasil.
BASQUETE
Outro esporte que só cresce em popularidade e tem praticantes em todo o planeta é o basquete. Estamos falando do segundo esporte com maior número de ligas nacionais – ficando atrás apenas do futebol – algo que se reflete também nos contratos de patrocínios, especialmente na liga norte-americana.
Aliás, não há como falar em basquete sem falar da NBA. Em 2022, a liga teve como campeão o Milwaukee Bucks, que bateu o Phoenix Suns na grande decisão. A nova temporada começou em outubro e segue a todo vapor.
CRICKET
Você pode estar estranhando a presença do cricket na lista de esportes mais populares do mundo – afinal, ele é pouco conhecido no Brasil. Porém, em países da Ásia ele é bastante difundido, além de ser o esporte mais popular da Austrália e outros 14 países.
Segundo país mais populoso do planeta, a Índia conta com uma das principais ligas de Cricket do planeta, além de reunir alguns dos grandes jogadores da modalidade.
FUTEBOL AMERICANO
2021 marcou mais um ano de salto de popularidade do futebol americano, esporte mais popular para 37% dos habitantes dos Estados Unidos. Porém, a NFL se tornou uma marca global e o Super Bowl atingiu a audiência de 100 milhões.
No Brasil, a base de torcedores cresce a cada ano e o esporte ganha ainda mais visibilidade na TV fechada, com mais de 5 transmissões semanais. Além disso, é bastante comum ver bares temáticos lotados para assistir às partidas.
TÊNIS
Entre os esportes individuais, o tênis ainda é um dos mais populares, sendo inclusive uma das modalidades mais procuradas por apostadores em todo o planeta. Isso se deve à quantidade de torneios realizados no ano inteiro, consagrando novos heróis, como o russo Daniil Medvedev e a japonesa Naomi Osaka, que se consolidam como estrelas globais.
2021, no entanto, foi o ano de Novak Djokovic, que terminou na liderança do ranking mundial e conquistou 3 dos 4 Grand Slams, igualando Rafael Nadal e Roger Federer em títulos. Apesar de toda a polêmica envolvendo a vacinação, o sérvio segue no topo do ponto de vista técnico.
POKER
O poker pode até não ser tão praticado quanto o futebol ou o basquete, mas é um dos que estão evoluindo de forma gigantesca, principalmente na última década. O crescimento da modalidade online e altas premiações são alguns fatores que atraem e inspiram as novas gerações ao esporte da mente. Só no poker online brasileiro, nos últimos três meses, foram cerca de US$ 20 milhões de ganhos em prêmios.
Dentre os jogadores que se destacam está o mineiro Eduardo Silva, que superou europeus e levou o prêmio de seis dígitos após vencer o Millions Online, série de jogos online promovida pela Partypoker. Outro grinder que já se tornou um exemplo para os mais jovens é Yuri Dzivielevski, dono dedois braceletes da WSOP, um dos principais torneios internacionais.
E-SPORTS
Outra modalidade esportiva que se popularizou muito em 2022 não envolve nenhuma atividade física. Trata-se do cenário competitivo de vídeo games, ou simplesmente e-sports. Com enorme ganho de mercado, aumento no número de jogadores e equipes e cada vez mais espaço em transmissões de TV, jogar vídeo game se tornou coisa séria.
Campeonatos como os majors de Counter-Strike, League ofLegends, Fortninte e outros tantos jogos engajam cada vez mais pessoas no mundo digital e trazem grande visibilidade para seus competidores.
BOXE
Por muitos anos, o MMA tomou o trono do boxe como um dos esportes de combate favoritos do público. Embora as artes marciais mistas ainda sigam fazendo enorme sucesso, o boxe vem recuperando sua popularidade aos poucos.
Muito disso se deve a uma dupla de youtubers, Logan Paul e Jake Paul. Os astros das mídias sociais decidiram entrar na nobre arte e não fazem feio. Jake, por exemplo, venceu o ex-campeão do UFC Tyron Woodley duas vezes em 2021 e se consolidou como um astro dos ringues, trazendo visibilidade para a modalidade.
FÓRMULA 1
Os fãs de automobilismo também não tiveram do que reclamar de 2021, sobretudo aqueles que acompanham a principal categoria do planeta: a Fórmula 1. A temporada marcou uma disputa ferrenha entre o jovem Max Verstappen e o multi-campeão Lewis Hamilton. O título acabou ficando com o holandês, encerrando uma longa hegemonia do inglês.
SKATE
Por fim, uma modalidade que já era muito popular nas ruas e ganhou ainda mais fãs por conta das Olimpíadas. Pela primeira vez, o skate apareceu como esporte olímpico e fez enorme sucesso nas pistas de Tóquio, ganhando praticantes no mundo todo – especialmente no Brasil, que fez dois medalhistas: Rayssa Leal, a Fadinha, e Kelvin Hoefler, ambos com a prata. (Fotos: Divulgação/Pixabay)