Home Cidade

Contingência se reúne para avaliar primeiro dia de lockdown

Dezenas de penalidades já foram aplicadas no primeiro dia de lockdown em Araraquara. As pessoas ainda tentam ludribriar as regras e não cumprem medidas estabelecidas no decreto.

298
Cena de blitze durante o lockdown

Entre o lockdown de fevereiro e o que foi implantado neste domingo (20) em Araraquara não houve muita diferença. A fiscalização tinha na verdade, desde às 6h da manhã, um “discurso montado”, comentou um dos motoristas abordados na Rua Antônio Prado em frente a Estação Ferroviária, considerada área de acesso das pessoas ao centro da cidade.

Logo cedo as barreiras foram feitas utilizando profissionais do Trânsito, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. A Polícia Militar seria chamada para reforço ou outra situação que pudesse fugir ao controle da Guarda, disse um agente ao explanar como o serviço seria desenvolvido. As blitzes se prenderam as orientações e os aconselhamentos na parte da manhã, um dia praticamente após a publicação do decreto. Depois do meio-dia a abordagem seguiu critérios mais rígidos.

As barreiras sanitárias se estenderam por várias regiões, principalmente nos pontos considerados como saída e entrada da cidade, ou interligações entre um bairro e outro. Só mesmo os serviços considerados essenciais podem atuar no atendimento à população como supermercados através de entregas, de acordo com o último decreto.

De acordo com as frentes de fiscalização colocadas em alguns pontos, como por exemplo na Via Expressa com a Domingos Zanin que é uma área de acesso e de circulação intensa – 150 pessoas chegaram a ser abordadas, das quais após testes realizados pelo menos 5 estavam com o coronavírus, de 25 que se dispuseram em fazer os exames.

Lamentável, contudo, é que nem todos os estabelecimentos comerciais seguiram o decreto e decidiram abrir por vontade própria a sua empresa. Sobre estes que agiram assim ainda que tendo conhecimento das regras, os nomes e as medidas serão aplicadas durante a reunião desta segunda-feira do Grupo de Contingência.